Com 160 milhões de unidades, PlayStation 2 é o console mais vendido da história
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |
Mais de dez anos após o fim da produção oficial do PlayStation 2, a Sony confirmou que o console vendeu 160 milhões de unidades em toda a sua vida útil - reforçando-o como o console mais vendido da história.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- BGS 2025 inicia venda de ingressos com desconto de Black Friday
- Melhores jogos para comprar na Black Friday 2024: 10 títulos em promoção
A informação foi revelada pela própria Sony em um site comemorativo aos 30 anos do PlayStation. A proposta é contar toda a história da companhia com seu videogame e as principais franquias que fizeram parte desta jornada.
O número também foi citado pelo ex-CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, que em sua saída da empresa afirmou que uma de suas conquistas foi a quantidade massiva de unidades vendidas do PS2 - tornando o videogame um verdadeiro colosso na indústria gamer.
Controvérsias nas vendas do PS2
A última vez que a Sony falou oficialmente sobre as vendas do PlayStation foi em 2012, quando o videogame atingiu a marca de 155 milhões de unidades comercializadas. Levando em consideração que a produção do videogame foi encerrada em 2013, faz sentido que alguns milhões não tenham sido contabilizados - mesmo com o PlayStation 3 estabelecido e o PlayStation 4 nas vésperas de ser lançado.
Porém, em mais de dez anos a companhia nunca atualizou esse dado e os 155 milhões de PS2 vendidos foram mantidos nos registros gerais. Também fora de produção há alguns anos, o Nintendo DS segue logo atrás com 154 milhões de unidades vendidas.
No entanto, muitos afirmam que a marca de 160 milhões de PS2 vendidos só foi atualizada por conta da aproximação do Nintendo Switch - que agora registra 146 milhões de unidades vendidas. A movimentação da Sony pode fazer sentido, mas, dez anos depois e com números que nunca foram divulgados antes, gerou suspeita e controvérsia entre o público.
O motivo disso não foi revelado oficialmente, mas um fato é que essa atualização ajuda a afastar o PS2 ainda mais do Nintendo Switch - mantendo o console como o mais vendido de todos os tempos até aqui.
Leia outras matérias do Canaltech: