Publicidade

Instabilidades de CPUs Intel levam servidores a migrar para AMD Ryzen

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre Intel

Desde o lançamento dos processadores Intel de 13⁠ª e 14⁠ª gerações, os modelos Core i9-13900K e 14900K, topo de linha, vêm apresentando muita instabilidade em operação continua. O problema vem se mostrando tão intenso que data centers para servidores de games estão se vendo obrigados a migrar para os AMD Ryzen 9 7950X, como apontou o canal Level1Techs em vídeo no YouTube nesta quarta-feira (10).

Uma pesquisa de telemetria realizada pela Oodle apontou que de 1.584 erros de descompressão ao longo de 90 dias, 1.431 ocorrências foram nos i9 topo de linha. Em compensação, os processadores AMD apresentaram apenas quatro ocorrências similares no mesmo período.

Por mais que esses erros não sejam necessariamente um problema para usuários domésticos, crashes constantes em data centers implicam em interrupções de serviço recorrentes. Isso fatalmente implica em prejuízos para as empresas que contratam servidores remotos para rodarem seus serviços 24/7.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Intel estuda causas do problema

Algumas empresas de data centers afetadas conversaram com a equipe do Level1Techs, alegando que nunca tiveram problemas com processadores Xeon e Core i9-12900K, e que “tem algo de errado com os 13900K e 14900K”. A Intel já vem investigando a questão e sugerindo configurações para melhorar a estabilidade dos novos CPUs de 13⁠ª e 14⁠ª gerações em seu fórum oficial de suporte.

Inicialmente, a principal suspeita era de um problema no microcódigo que permitia que os processadores operassem acima das frequências e voltagem seguras. Contudo, mesmo as atualizações na BIOS e firmware dos CPUs não foram suficientes para resolver o problema, sugerindo se tratar de algo mais profundo.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*