Publicidade

Hacker roda GTA Vice City em um roteador com uma eGPU e Linux

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
KittenLabs / Reprodução
KittenLabs / Reprodução

O usuário KittenLabs postou seu feito mais recente em seu blog pessoal: rodar GTA Vice City em um roteador com uma distribuição Debian do Linux. Para isto, o hacker de hardware alemão precisou realizar algumas modificações no TL-WDR4900 para torná-lo compatível com barramento PCIe, e associá-lo a uma Radeon HD 7470 via GPU externa e outros periféricos.

Naturalmente, o modelo da TP-Link não foi escolhido por acaso, mas por seu processador PowerPC e500v2 de 32 bit, derivado dos modelos da IBM que por décadas foram a base dos PCs da Apple e vários consoles. A versão específica do CPU utiliza o mesmo conjunto de instruções dos PowerPC 2.02 do PlayStation 3, apesar de trazer configurações muito mais simples de frequências e cache.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Rodando GTA em um roteador

Por se tratar de um roteador, muitos dos recursos físicos necessários para rodar jogos não estavam presentes na placa do TL-WDR4900. Uma das primeiras modificações profundas que o hacker precisou realizar foi, literalmente, criar pistas PCIe conectando o CPU ao chipset Aetheros, para tornar o roteador compatível com barramento PCIe 2.0.

O próximo passo foi projetar e construir um módulo miniPCIe e conectá-lo ao sistema, permitindo a instalação de uma GPU externa. KittenLabs instalou um Linux Debian com a kernel modificada para liberar os recursos necessários para o e500v2, projetado originalmente para funções específicas de gerenciamento de redes, atuar como um processador mais “completo”.

Inicialmente, o usuário tentou trabalhar com uma Radeon RX 570, relativamente poderosa, mas por incompatibilidade de drivers precisou optar por uma Radeon HD 7470, mais antiga. Além disso, o hacker também precisou utilizar uma versão de engenharia reversa do GTA Vice City para WiiU com código-fonte público.

Após a atualização da biblioteca de gráficos Mesa 3D foi possível rodar o jogo, ainda com alguns glitches, mas relativamente bem considerando o escopo e proposta do projeto.

Fonte: KittenLabs