Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Debian 11 Bullseye chega em versão estável com dezenas de novidades; saiba tudo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Agosto de 2021 às 10h53

Link copiado!

Captura de tela/Canaltech
Captura de tela/Canaltech

A espera pelo novo Debian 11 finalmente acabou: a versão estável conhecida como Bullseye foi lançada oficialmente nesta semana. O desenvolvimento durou exatos dois anos, um mês e nove dias desde a chegada de seu antecessor, mas deve entregar suporte completo pelos próximos cinco anos.

O Debian Bullseye é fruto do trabalho da equipe de segurança e de suporte de longo prazo do sistema operacional, cujo trabalho será focado em ofertar as melhores aplicações e ambientes de área de trabalho para um dos “queridinhos” do universo Linux. A versão atualizada traz correções para falhas mais críticas e outros aprimoramentos.

Continua após a publicidade

O lançamento conta com 11.294 novos pacotes, somados para um total de 59.551, o que representa uma redução significativa de 9.519 marcados como obsoletos e removidos. Além disso, do total, 42.821 pacotes foram atualizados e 5.434 pacotes permaneceram sem alterações.

O Debian 11 chega com suporte completo aos seguintes ambientes:

  • Gnome 3.38;
  • KDE Plasma 5.20;
  • LXDE 11;
  • LXQt 0.16;
  • MATE 1.24;
  • Xfce 4.16.

O Bullseye inclui muitos pacotes de software atualizados, cerca de 72% do total, com destaque para o Apache 2.4.48, o GIMP 2.10.22, o GNU Compiler Collection 10.2, o OpenSSH 8.4p1, o Python 3, 3.9.1 e o Samba 4.13. São incontáveis versões aprimoradas dos programas mais populares para oferecer uma experiência mais moderna aos usuários.

Continua após a publicidade

Suporte ao exFAT e mudanças na USB

Este é o primeiro Debian a oferecer um núcleo Linux com suporte à leitura e escrita de sistema de arquivos exFAT. Há um conjunto de ferramentas inseridas para criar e verificar este tipo de formato no pacote exfatprogs. Em razão disso, não será mais necessário usar a solução “sistema-de-arquivo-no-espaço-de-usuário(a)” através do pacote exfat-fuse.

O Bullseye é compatível com impressoras mais modernas e é capaz de executar atividades como escaneamento de impressão sem a instalação de drivers. Isso ocorre em razão do novo pacote chamado ipp-usb, que usa o protocolo IPP-sobre-USB, suportado por muitos fabricantes.

Continua após a publicidade

Essa mudança no protocolo de USB também afeta o modo como o sistema operacional lida com dispositivos de rede. É possível usar adaptadores para acesso a internet por meio da famosa porta, tudo graças à infraestrutura oficial e sem driver SANE, com o suporte ao protocolo eSCL.

Armazenamento volátil, novos idiomas e mais arquiteturas

O Systemd agora ativa sua funcionalidade jornal persistente como padrão, com uma salvaguarda implícita para armazenamento volátil. Na prática, isso permite que as pessoas possam desinstalar daemons tradicionais de log e trocá-los somente com o jornal, mesmo que não esteja amparado por recursos especiais.

Continua após a publicidade

Para aumentar o suporte em comunidades orientais, o Debian agora tem suporte a idiomas como chinês, coreano, japonês pelo novo método de entrada Fcitx 5. O sucessor do Fcitx4 no buster tem um suporte muito melhor de extensão ao Wayland, o gerenciador de exibição padrão. Isso resulta em suporte a 76 idiomas para interfaces gráficas ou baseadas em texto.

Há suporte ao um total de nove arquiteturas: 64-bit PC / Intel EM64T / x86-64 (amd64), 32-bit PC / Intel IA-32 (i386), 64-bit little-endian Motorola/IBM PowerPC (ppc64el), 64-bit IBM S/390 (s390x), para ARM, armel e armhf para hardware 32-bit mais antigos e mais recentes, mais arm64 para a arquitetura 64-bit AArch64, e para MIPS, arquitetura mipsel (little-endian) para hardware 32-bit e arquitetura mips64el para hardware 64-bit little-endian.

O que já era bom sempre pode melhorar

Com esta ampla seleção de pacotes e o suporte a múltiplas arquiteturas, o Debian se mantém firme no propósito de oferecer um sistema operacional universal. O Bullseye pode ser usado em sistemas desktops e netbooks, além de servidores de variados tipos, como bancos de dados, web e de armazenamento.

Continua após a publicidade

Quem já era usuário da versão 10 (codinome Buster) receberá o aviso de update automaticamente pela ferramenta de gerenciamento de pacotes APT.

A chegada da versão estável deve oferecer atualizações automáticas para todos os pacotes do repositório e trazer mais estabilidade para o Debian. Se você quer migrar para a nova plataforma, basta acessar o guia de instalação e seguir o passo a passo.

Fonte: Debian