Publicidade

Gráficos integrados de CPUs Lunar Laker têm desempenho de GTX 1650

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Daniel Trefilio / Canaltech gerada por IA
Daniel Trefilio / Canaltech gerada por IA
Tudo sobre Intel

Os primeiros testes do novo Intel Core Ultra 7 258V foram publicados no Geekbench na quinta-feira (11), meses antes do produto chegar ao mercado. Mesmo realizado em uma amostra de engenharia, o resultado impressiona ao colocar o desempenho dos gráficos integrados Arc Xe2 em pé de igualdade com o de placas dedicadas GeForce GTX 1650.

A pontuação de 34.181 na API Vulkan põe a nova iGPU com arquitetura Battlemage com 50% mais performance em games do que as Arc Alchemist das APUs Meteor Lake. 

O desempenho é equivalente ao dos gráficos integrados AMD Radeon 780M utilizados nos chips AMD Z1 Extreme dos consoles portáteis Lenovo Legion Go e ASUS ROG Ally.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Potencial para plataformas gamer

A AMD sempre apresentou soluções de gráficos integrados bastante competentes, tanto que suas APUs e SoCs são as mais adotados em plataformas gamer, inclusive nos consoles de mesa. Mesmo com especificações bem modestas, a primeira geração de consoles portáteis com chips Z1 Extreme entrega uma experiência muito satisfatória, algo que a APU Meteor Lake do MSI Claw ainda luta para alcançar.

Ainda assim, as otimizações de driver mais recentes já melhoraram consideravelmente o desempenho das iGPUs Intel. Sendo assim, é muito provável que a distância entre as soluções Intel e AMD diminua a partir dos novos gráficos integrados Xe2, tornando as APUs do time azul uma excelente opção para novas gerações de consoles, portáteis ou não.