Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arc Battlemage | Dev kit mostra soquete de nova GPU

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Agosto de 2023 às 17h21

Link copiado!

Reprodução/Intel YouTube
Reprodução/Intel YouTube
Tudo sobre Intel

As novas placas de vídeo da Intel com a arquitetura Arc Battlemage para desktops só devem chegar ao mercado a partir de 2024, porém, soquetes de testes para os chips de alguns modelos foram encontrados em sites oficiais da companhia. As ferramentas de testagem são do tipo BGA e ajudam a dar uma noção do que esperar dos chips gráficos.

Disponíveis no site Intel DesigningTools, a BGA2362-BMG-X2 e a BGA2727-BMG-X3-6CH contam com 2.363 e 2.727 encaixes, respectivamente, para receber os pinos do processador gráfico. Essa informação não diz muita coisa sozinha, mas quando comparado com o chip ACM-G10, presente na Arc A770, é possível descobrir que a GPU já lançada usou um soquete com 2.660 entradas.

Continua após a publicidade

O BGA com sufixo X3-6CH deve ter uma área 2,5% maior que a placa de vídeo dedicada topo de linha da Intel na geração atual. Isso não significa, necessariamente, que um modelo será melhor do que o outro por conta do tamanho do chip, mas é um indicativo interessante.

Arc Battlemage de notebooks lançam este ano

A 1ª geração das Arc Battlemage deve acompanhar o lançamento dos processadores de notebooks Meteor Lake. Para o mercado mobile, a Intel vai inserir os núcleos Xe-LPG, enquanto os modelos de computadores de mesa teriam os Xe-HPG (High Performance Gaming).

A 2ª geração Arc Battlemage, por sua vez, estrearia a partir do segundo semestre de 2024. Ainda não se sabe se esse data também é referente aos modelos de desktop ou apenas as versões para notebooks, possivelmente para os processadores Arrow Lake de 15ª geração. Essa arquitetura de GPUs deve durar até 2025, quando os processadores mobile Lunar Lake chegarem ao mercado.

Continua após a publicidade

Por enquanto, será preciso esperar o anúncio oficial dos Meteor Lake em setembro, durante o Intel Innovation, para obter mais detalhes sobre as Arc Battlemage. A empresa, inclusive, continua lançando placas de vídeo para a geração Arc Alchemist, como as recentes A530M e A570M.

Fonte: via Wccftech