Novas GPUs Arc Battlemage são vistas em fábrica da Intel
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A Intel convidou diversos jornalistas para um tour internacional com o objetivo de mostrar um pouco sobre a produção e a estrutura das fábricas da empresa. Neste "passeio", o site HardwareLuxx diz ter encontrado o que pareciam as futuras placas de vídeo Arc Battlemage em um laboratório.
- Por que 29 de agosto é o Dia Internacional do Gamer?
- Cientista criam wafer 2D com espessura de um átomo
O chip em questão é denominado de BMG G10, um acrônimo para Battlemage, e que pode ser a próxima placa de vídeo topo de linha da empresa. Uma bandeja contendo diversos desses chips foi avistada pelo jornalista alemão Andreas Schilling no laboratório de falhas, indicando que a remessa já está em um estágio de desenvolvimento mais avançado.
"No Laboratório de Análise de Falhas, nós passamos por uma bandeja que certamente continha chips da próxima geração Arc - pelo menos, havia chips correspondentes nos testes, os quais claramente estavam identificados como 'BMG G10'", comenta Andreas Schilling, redator do HardwareLuxx
Essa informação não é uma surpresa, tendo em vista os rumores recentes sobre a chegada da nova geração de GPUs dedicadas da Intel. No entanto, é uma evidência mais sólida de que o time azul se preocupa em lançar esses projetos o quanto antes.
Arc Battlemage chega primeiro aos notebooks
Embora o site não tenha revelado nenhuma imagem que dê suporte ao vazamento, o veículo alemão é uma fonte bem confiável na indústria, mas ainda é preciso considerar todas as informações como meras especulações.
As futuras Arc Battlemage de desktop só devem chegar ao mercado a partir de 2024. Um planejamento vazado indicava o chip BMG G10 com uma janela prevista para o segundo trimestre do próximo ano com consumo de 225W, mesmo valor encontrado na Arc A770.
Por outro lado, as Battlemage para notebooks vão fazer a sua estreia nos próximos meses com a chegada dos processadores Meteor Lake. A expectativa é que nesses modelos mobile a Intel insira núcleos Xe-LPG, enquanto os modelos de computadores de mesa teriam os Xe-HPG (High Performance Gaming).
Mais informações devem ser reveladas no Intel Innovation, evento que acontece nos dias 19 e 20 de setembro.
Fonte: HardwareLuxx