Publicidade

GeForce RTX 4090 ainda tem problemas de conectores derretendo

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Novembro de 2023 às 16h35

Link copiado!

Reprodução: MaxSun e Warner/Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Reprodução: MaxSun e Warner/Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre Nvidia

Segundo assistência técnica especializada em reparos de eletrônicos, centenas de GPUs GeForce RTX 4090 ainda têm problemas com conectores 12VHPWR. A placa da Nvidia foi lançada há mais de um ano e, aparentemente, mesmo modelos mais recentes continuam a apresentar superaquecimento nos conectores de energia, que derretem e danificam a GPU.

A Northridge Fix é uma loja na Califórnia que recebe notebooks, placas de vídeo e até PCs completos para reparos e cria conteúdos para o YouTube mostrando o processo de reparo. Além de garantir aos consumidores que o serviço foi realizado, os vídeos trazem detalhes dos procedimentos, dicas de cuidado e sugestões sobre o que pode ter causado aquele dano.

Continua após a publicidade

Combinação de fatores

Quando as GeForce RTX 4090 foram lançadas, usuários foram aos fóruns e redes oficiais de fabricantes relatando a questão dos conectores de energia derretendo e queimando placas novas. A Nvidia reconheceu o problema e garantiu o RMA de muitos usuários, mas algumas marcas, como a MSI, ainda se recusam a oferecer garantia por alegarem que se tratam de casos isolados de mal uso.

Isso porque, caso algum dos pinos de alimentação não esteja bem encaixado, os pinos restantes ficam sobrecarregados, superaquecendo. Após um estudo conduzido pela Nvidia, o discurso oficial foi que o volume de placas defeituosas era baixo demais para configurar falha de projeto. Contudo, a empresa afirmou que trabalharia em uma solução para evitar que isto continuasse a acontecer em novos modelos.

🛒Compre placas de vídeo Nvidia GeForce RTX com o melhor preço!

Continua após a publicidade

🛒Compre placas de vídeo AMD Radeon RX com o melhor preço!

Ao que tudo indica, independentemente dos esforços para contornar a situação, centenas de novas GPUs estão sendo enviadas para reparo em assistências terceirizadas, uma vez que as fabricantes estão negando pedidos de garantia. A julgar pelo volume de placas apenas na Northridge Fix, o dono da loja afirma ser bem pouco provável que todos os casos que recebe são resultados de pinos mal encaixados ou cabos de baixa qualidade.