Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo conector 12V-2x6 não superaquece, mesmo mal inserido

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Setembro de 2023 às 13h35

Link copiado!

HardwareBusters
HardwareBusters

Os conectores 12V-2x6 para placas de vídeo, substitutos dos 12VHPWR, devem dar um fim ao pesadelo de cabos derretendo. Segundo testes divulgados peloo Hardware Busters, mesmo conectados incorretamente, os novos conectores mantêm temperaturas estáveis e seguras, tanto para a GPU quanto para o cabo em si.

A novidade vem como um alívio, considerando o histórico desastroso dos últimos conectores de alto desempenho para placas de vídeo. Além de temperaturas mais seguras, os cabos testados são bem mais flexíveis, facilitando o manuseio sem prejudicar seu uso ou estrutura.

Continua após a publicidade

Mais condutividade para temperaturas menores

O aumento de temperatura em componentes eletrônicos é quase sempre um dos maiores limitadores de projetos. Ele é resultado da perda de energia em formato de calor e é proporcional à resistência dos materiais condutivos em sistemas elétricos. Quanto maior a resistência, maior o calor gerado.

Além da mudança do conector, um pouco mais curto, o principal diferencial está nos pinos utilizados. O material desses novos componentes apresenta condutividade muito superior ao dos pinos convencionais.

A maior condutividade resulta em resistências bem menores, garantindo que a alimentação do sistema seja mais eficiente, com menos perdas e, consequentemente, temperaturas menores. Nos testes conduzidos, mesmo com correntes acima de 55A e tensão de 12V, resultando em potências de 660W, as temperaturas se mantiveram entre 40 e 50°C, bem abaixo do limite térmico do componente.

Por enquanto, os conectores 12V-2x6 ainda são protótipos e não possuem data para chegar ao mercado. No entanto, essa eficiência térmica tem potencial para reduzir consideravelmente alguns dos problemas mais preocupantes da geração atual de GPUs.

Fonte: Hardware Busters