Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia trabalha em solução para pinos derretidos na RTX 4090

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Outubro de 2022 às 11h21

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Segundo informações obtidas pelo site Igor's LAB, a Nvidia estaria ciente dos relatos recentes do derretimento do conector de energia PCIe 5.0 da GeForce RTX 4090, e trabalha com as fabricantes de placas de vídeo customizadas (AIBs) para recolher as GPUs danificadas e realizar uma investigação mais aprofundada — médida inédita para a gigante. Ao que parece, a culpa do problema pode estar relacionado com o adaptador incluso pela companhia.

Nos últimos dias, um número significativo de usuários que adquiriram a recém-lançada RTX 4090 relataram que o pino de alimentação da placa estava derretendo. O conector é baseado no novo formato de 16 pinos, também conhecido como conector PCIe 5.0, e possibilita que mais energia seja fornecida à GPU sem ser necessário utilizar uma quantidade exagerada de conectores de 8 pinos, mais comuns.

Como aponta o jornalista Igor Wallossek, do Igor's LAB, a Nvidia teria notado as reclamações e entrou em contato com as AIBs para recolher os modelos defeituosos. Essas unidades seriam enviadas para o quartel-general da gigante nos EUA, onde a marca realizará investigações aprofundadas para entender a causa do problema, corrigindo-o o quanto antes.

Continua após a publicidade

A medida chama atenção por ser inédita, e reforça os riscos da falha relatada — como destaca Igor, a Nvidia não adotou postura parecida nem quando chips de memória da Micron equipadas na RTX 2080 Ti apresentaram problemas. Fora isso, a notícia segue a estratégia mais responsiva que a companhia assumiu nos últimos meses, com destaque para o caso da RTX 4080 de 12 GB.

Muito criticada pela diferença gritante de desempenho que apresentava em comparação à versão de 16 GB, a solução acabou sendo cancelada, sob a justificativa de que "os nomes utilizados eram confusos". A expectativa é que o modelo retorne futuramente, com alguns ajustes no preço e nas especificações, como RTX 4070 ou RTX 4070 Ti.

Problemas da RTX 4090 podem ser culpa de adaptador

Continua após a publicidade

Investigações de diferentes veículos da mídia especializada, incluindo o próprio Igor's LAB, indicam que o problema não é causado pelo conector em si, mas sim pelo adaptador incluso na caixa, que possibilita a usuários que não possuem fontes com conector PCIe 5.0 a utilizar a RTX 4090 com 4 conectores de 8 pinos através desse acessório.

Igor, em específico, faz questão de destacar que a conexão e desconexão repetida também não está por trás da falha, e que fontes que já utilizem a conexão PCIe 5.0 não apresentam o derretimento. O problema estaria na qualidade do adaptador fornecido, especialmente após sua flexão para conexão na lateral das placas — movimento que fragiliza os fios e contatos.

O portal destaca ainda as pontes de solda muito finas, assim como a ponte interna utilizada entre cada um dos pinos, pontos que não suportariam as variações de corrente. Encaixes mal feitos também podem levar a um mal contato e consequente sobreaquecimento, resultando no derretimento. Todas as informações obtidas pelas investigações já foram enviadas para a Nvidia.

Continua após a publicidade

Fonte: Igor's LAB, WCCFTech