Publicidade

Qualcomm diz que próximas CPUs Snapdragon X terão núcleos Oryon de 3ª Geração

Por  | 

Compartilhe:
Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm revelou novas informações sobre os próximos processadores Snapdragon X, afirmando que os componentes estão previstos para serem lançados em 2025 com a 3ª Geração de núcleos Oryon.

Chamados provisoriamente de Snapdragon X Gen 2, é notável que será pulada uma geração inteira dos núcleos Oryon em seus próximos dispositivos, mas há uma boa razão: a 2ª Geração foi construída com foco nos smartphones. A 3ª será focada em notebooks e mini PCs.

Não há números de benchmarks ou mais informações sobre a próxima geração de núcleos Oryon, mas a Qualcomm promete que eles trarão ganhos ainda maiores do que os vistos entre a 1ª e 2ª Geração. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A 1ª Geração foi utilizada nos Snapdragon X Elite, processadores voltados aos PCs de inteligência artificial que receberam o selo de “Copilot+ PC” da Microsoft. A 2ª Geração apresentava 30% de maior desempenho que estes notebooks, além de uma eficiência energética 57% mais alta.

Se a Qualcomm realmente trouxer ganhos maiores na 3ª Geração para os Snapdragon X Gen 2, isso pode trazer ainda mais produtividade e potência para os próximos notebooks e mini PCs que estiverem com a CPU equipada. 

Quando chegam os Snapdragon X Gen 2?

É importante mencionar que a Qualcomm não divulgou quando serão lançados os novos processadores Snapdragon X Gen 2, mas rumores apontam que a companhia está se preparando para uma divulgação em breve deles.

É possível que vejamos as novas CPUs ainda na CES 2025, que ocorrerá no mês de janeiro. Também há chances deles se segurarem um pouco mais e apresentarem os processadores durante a Computex 2024, que ocorre no mês de maio em Taiwan.

Levando em consideração que a Snapdragon Summit será apresentada apenas em outubro de 2025, é difícil afirmar que eles vão esperar até lá para revelar o componente ao mercado - principalmente pela concorrência já ter estabelecido o que vem no futuro.

Leia outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade