Exynos 2200 contraria rumores e supera Snapdragon 8 Gen 1 em teste vazado
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Novos testes encontrados no banco de dados do Geekbench nesta semana sugerem que o aguardado Exynos 2200 pode ter desempenho ligeiramente superior ao Snapdragon 8 Gen 1 em CPU, ao menos quando todos os núcleos são utilizados. Curiosamente, a novidade chega em meio a múltiplos rumores que indicam que a plataforma da Samsung estaria superaquecendo, o que teria motivado seu adiamento.
- Linha Galaxy Tab S8 ganha primeiras imagens reais e novas certificações
- Desmonte do Galaxy S21 FE mostra alta reparabilidade, mas com ressalvas
Exynos 2200 supera Snapdragon 8 Gen 1 em teste vazado
Os resultados se referem ao Geekbench 5.4.4 e são bastante recentes, datados desta terça (11), contando com os modelos SM-901U, munido do Snapdragon 8 Gen 1, e SM-S908B, equipado com o Exynos 2200 — de acordo com vazamentos anteriores, tratam-se do Galaxy S22 Ultra e do Galaxy S22 Plus, respectivamente.
Apesar de não impressionar em single-core, oferecendo desempenho cerca de 17% inferior frente ao rival da Qualcomm, o novo chipset da Samsung se destaca quando todo o conjunto de núcleos é utilizado, marcando 3.513 pontos, número 6% maior que o concorrente. A diferença não é gritante, e pode até ser enquadrada como margem de erro, mas ao menos indica que ambos devem ter desempenho equivalente em tarefas que exijam mais do processador.
Dito isso, vale lembrar que o Exynos 2100 também superava o Snapdragon 888 em determinados benchmarks, definitivamente marcando uma evolução para a linha, mas continuava a sofrer com perdas mais significativas de desempenho em cargas de trabalho prolongadas, momento em que havia aumento das temperaturas.
Os resultados também não descartam por completo o que foi apontado pelos rumores, que sugerem que o próximo chipset premium da Samsung deve ter problemas mais sérios de aquecimento, entregando menos performance que o esperado da nova GPU baseada na microarquitetura RDNA 2 da AMD.
Rumores indicam problemas de superaquecimento
Segundo informações do leaker Ice Universe, de histórico confiável, o Exynos 2200 não estaria atendendo às expectativas da Samsung em virtude do alto aquecimento. Entre os detalhes mais preocupantes, o informante sugeriu que a GPU RDNA 2 foi projetada para atingir os 1.900 MHz, mas que precisou ter o clock reduzido para apenas 1.300 MHz diante das temperaturas elevadas.
O leaker chegou a indicar que o novo Exynos seria "o pior chipset do mundo Android", atrás do Snapdragon 8 Gen 1 e até mesmo do Dimensity 9000, primeira aposta da MediaTek no segmento premium em anos. Não é possível confirmar isso no momento, considerando que a gigante sul-coreana ainda não divulgou informações oficiais sobre o desempenho do chip, mas há fortes indícios apontando para essa possibilidade.
Além de um adiamento, fato que a Samsung garante não estar relacionado com a performance, os diversos resultados vazados e o próprio desempenho insatisfatório entregue pela CPU do Snapdragon 8 Gen 1 são indicadores de problemas — a plataforma da Qualcomm utiliza as mesmas configurações do Exynos 2200, e também é fabricado pela Samsung, mesmo que temporariamente.