Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cronograma vazado da Intel reforça chegada de novos chips para notebooks

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Dezembro de 2022 às 09h52

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Informações do perfil TLC — um dos primeiros a sugerir o retorno da linha de chips Xeon para workstations — reforçam diversos detalhes sobre o cronograma da Intel para a primeira metade de 2023, que promete ser agitado para a gigante. Além da chegada da 13ª geração de processadores aos notebooks, os detalhes divulgados pelo informante apontam para a estreia completa da família Sapphire Rapids para data centers e a já muito especulada revelação de variantes para workstations.

Segundo o informante, os primeiros lançamentos acontecem já na primeira semana de janeiro, durante a CES 2023, algo esperado conforme a própria Intel sugeriu em eventos passados. Nesse período, o destaque será a estreia da 13ª geração Raptor Lake para notebooks, com disponibilidade imediata de 3 famílias: Raptor Lake-H de 45 W, para notebooks gamer e dispositivos de alto desempenho; Raptor Lake-HX de 55 W, com chips de desktop para laptops ultrapotentes; e Raptor Lake-U de 9 W a 15 W, para ultrabooks mais simples.

Continua após a publicidade

Também serão reveladas as linhas Raptor Lake-P de 35 W, para ultrabooks premium de alto desempenho; a família Alder Lake-N de 5 W, com soluções para notebooks de baixo custo; e os componentes Raptor Lake-S para desktops sem a letra K, bloqueados para overclocking e mais acessíveis que os modelos K anunciados em setembro, acompanhados das placas-mãe das séries H770 de entrada e B760 intermediária e de "CPUs para workstation comerciais" — possivelmente chips para empresas, com tecnologias como a Intel vPro.

TLC indica ainda as possíveis datas de disponibilidade de cada série: enquanto as famílias Raptor Lake H, HX e S, bem como Alder Lake-N, devem estar prontas para chegar ao mercado no dia do anúncio, em 3 de janeiro, a série Raptor Lake-P deve começar a aparecer em dispositivos apenas a partir de 29 de janeiro. As linhas Raptor Lake-U e os produtos para workstations comerciais também têm peculiaridades: alguns dos modelos estarão disponíveis em janeiro, mas novidades devem ser trazidas às lojas até março.

Intel deve regressar ao segmento HEDT

O segmento conhecido como Client, em que estão inclusos os produtos para consumidores como os chips para notebooks, não deve ser o único a receber novidades: TLC sugere que workstations de alto desempenho (High-End Desktop, ou HEDT) e data centers terão lançamentos no mesmo período. A Intel havia confirmado que a 4ª geração dos processadores Xeon Scalable MAX (de codinome Sapphire Rapids), variantes munidas de memória HBM, estreariam em janeiro, mas o leaker indica que a gigante irá além.

Continua após a publicidade

Outros chips Sapphire Rapids, incluindo CPUs Xeon sem memória, também seriam apresentados, assim como o Xeon W-3400 e W-2400. Apesar de serem baseados na tecnologia da linha Sapphire Rapids, esses processadores revitalizariam o segmento de HEDT, deixado de lado pela companhia há algum tempo. Com uma nova plataforma, conhecida entre os vazamentos como Fishhawk Falls, a série buscaria ocupar o lugar antigamente ocupado pela família AMD Ryzen Threadripper, que acabou absorvida pelos mais robustos (e caros) Threadripper Pro.

Como lembra o site VideoCardz, a gigante de Santa Clara deve ter mais algumas surpresas reservadas para o período, entre elas o Intel Core i9 13900KS — primeira CPU do mercado a sair de fábrica com clocks de 6,0 GHz. TLC não cita explicitamente o chip, mas é provável que o vejamos ser oficialmente apresentado junto aos outros componentes durante a CES 2023.

Fonte: VideoCardz