Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPU Strix Halo deve ter placa gráfica parecida com a RTX 4070M

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Abril de 2024 às 18h12

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Muito especulada nos últimos meses, a APU Strix Halo teve uma suposta imagem esquemática vazada nesta semana. Embora o registro não revele tanto, um grupo de usuários do ChipHell Forums conseguiu nomear e, possivelmente, decifrar boa parte da estrutura de chiplets presente no componente, indicando um poder de iGPU equiparável ao de uma GeForce RTX 4070M.

Com muito foco na parte gráfica, os usuários conseguiram inferir informações importantes do CCD (Core Chiplet Die). O destaque é o tamanho considerável da iGPU, que deve usar a microarquitetura em RDNA 3+ especulada para perdurar em produtos AMD até meados de 2027.

Esse conjunto deve equipar 40 Unidades Computacionais, os famosos CUs, e cerca de 2.500 stream processors, 80 aceleradores de IA e 40 estruturas para Ray Tracing em tempo real. A frequência da iGPU ainda é um mistério, mas deve girar em torno de 3,0 GHz. Para a parte de memória, o time vermelho deve usar um barramento de 256-bit, gerando uma largura de banda de cerca de 500 GB/s.

Continua após a publicidade

Todo esse poder de fogo teórico coloca a placa de vídeo integrada da Strix Halo entre uma GeForce RTX 4060 e uma RTX 4070M. Por mais que seja uma notícia empolgante, a teoria nem sempre reflete no uso prático desses produtos e será preciso aguardar até o lançamento desse chip para uma comparação mais aprofundada.

A Strix Halo deve chegar ao mercado com a arquitetura Zen 5 e 32 MB de cache L3. Diferente das vindouras Strix Point, a Halo é um produto individual e não uma linha, potencialmente lançado para explorar as capacidades máximas dos gráficos integrados da AMD.

Fonte: ChipHell Forums