Como saber se o seu processador queimou

Como saber se o seu processador queimou

Por Lupa Charleaux | Editado por Wallace Moté | 23 de Abril de 2022 às 13h00
Reprodução/EasyPCMod

O processador é um dos componentes mais importantes de computadores e notebooks, pois as máquinas não conseguem atuar da maneira perfeita sem ele. Para quem tem dúvidas sobre a “saúde” dessa peça, o Canaltech mostra como descobrir se a CPU queimou ou está com a vida útil comprometida.

A CPU é responsável por processar todas as atividades do computador ou notebook (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O que faz um processador queimar?

Diversos fatores podem afetar o funcionamento das CPUs de um computador. Contudo, há quatro causas mais comuns que levam o processador a queimar ou ser danificado.

Por exemplo, esse componente possui uma vida útil de cerca de cinco anos. Dificilmente essas peças ultrapassam esse tempo de uso sem apresentar problemas ou simplesmente parar de funcionar.

O superaquecimento também é um dos fatores que encurtam a vida útil de uma CPU. Um sistema de refrigeração que não consegue manter o interior da máquina abaixo de 50 ºC pode causar problemas de desempenho no processador.

Fazer overclocking do PC é outra razão pela qual muitos chips queimam. Forçar a CPU para atuar muito além da velocidade de clock padrão pode causar uma sobrecarga e inutilizá-la.

Como qualquer aparelho eletrônico, computadores e notebooks também podem ser vítimas de sobrecarga de energia (relâmpagos, pico de alta tensão na rede). Por isso, é importante saber proteger as máquinas contra esses problemas.

Exemplo de processadores danificados por superaquecimento (Imagem: Reprodução/GizmoFusion)

Quais os primeiros sintomas de um processador queimado?

Nem sempre o processador deixará de funcionar completamente de uma hora para outra. Entretanto, é possível identificar se a CPU está com a “saúde comprometida” ao notar certos comportamentos da máquina.

Confira alguns “sintomas” que o processador pode apresentar quando está com defeito ou próximo de queimar:

  • O computador liga, a placa-mãe faz alguns bipes e os coolers começam a atuar em velocidades mais altas, mas o sistema operacional não é carregado;
  • O PC desliga sozinho imediatamente após ser ligado;
  • A tela do sistema operacional congela minutos depois que o computador é ligado;
  • Constantes erros de sistema, como a famosa “tela azul da morte” do Windows.

É importante destacar que outras peças podem gerar “sintomas” semelhantes aos citados acima. Por isso, existem alguns testes extras para verificar se realmente a CPU está com problema ou queimada.

Em alguns casos, é necessário abrir o computador para verificar o estado do processador e da placa-mãe (Imagem: IT services EU/Pexels)

Como saber se o processador queimou?

Existem alguns testes rápidos para verificar se a CPU do computador ou notebook está queimada ou danificada. Todos são simples de ser realizados, como explicaremos a seguir. 

Linhas do sistema operacional

Ao ligar o PC ou laptop, a aparição de algumas linhas de textos em branco significa que a máquina está conseguindo iniciar o sistema operacional. Esse processo apenas ocorre com a ajuda do processador, então pode ser que outro componente esteja com problema.

Bipes da placa-mãe

Escute com atenção os bipes da placa-mãe ao ligar o computador. Sempre que esse componente encontra alguma anormalidade, como um chip queimado, uma sequência de sons é emitida.

Em seguida, consulte o manual da placa-mãe do PC para verificar a lista de códigos de erros. Dessa forma, é possível descobrir se o problema é a CPU ou outra peça da máquina.

Abrir o computador

Usuários mais experientes podem abrir o PC ou o notebook para verificar fisicamente a placa-mãe e a CPU. Lembrando que os cabos de alimentação devem estar fora da tomada durante o processo ou a bateria deve ter sido removida no caso de notebooks.

Então, a pessoa pode observar se não há nenhum dano físico com os componentes essenciais da máquina. Também é aconselhável conferir se todas as peças, como cabos de alimentação e memória RAM, estão conectadas corretamente.

Caso a CPU esteja com problema ou queimada, a única solução é a substituição do componente (Imagem: Fidel Fernando/Unsplash)

O que fazer se o processador queimou?

Se os testes acima mostrarem alguma alteração em relação à CPU ou placa-mãe, a única solução é trocar imediatamente as peças afetadas do computador. Obviamente, isso evitará que a máquina deixe o usuário na mão durante atividades importantes.

Para usuários com pouca experiência ou donos de notebooks, a sugestão é levar o dispositivo a uma assistência técnica da fabricante. Assim, os profissionais poderão fazer a troca dos componentes da maneira adequada.

Conseguiu entender como descobrir se o processador do seu computador queimou? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outros usuários que possam ter essa mesma dúvida.

Fonte: TurboFuture, Small Business, Noticiarmoz

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.