Publicidade

Concorrente do Steam Deck terá processador AMD com "núcleos de próxima geração"

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Dezembro de 2021 às 12h54

Link copiado!

Divulgação/Indiegogo
Divulgação/Indiegogo

Uma das primeiras companhias a fazer sucesso com o conceito de um portátil gamer com Windows, a AYA anunciou através do Twitter a data de lançamento do AYANEO Next, seu próximo aparelho da categoria, que chega ainda neste mês. A novidade chama a atenção por contar com "a próxima geração de núcleos" da AMD, uma informação ambígua que pode ou não se referir à aguardada família Ryzen 6000 com GPUs RDNA 2.

AYANEO Next traz "núcleos de próxima geração" da AMD

Na postagem, a AYA revela que o AYANEO Next será oficializado na próxima terça-feira, 28 de dezembro, equipado com "a nova geração de núcleos AMD para gamers". No entanto, a empresa não especifica qual é exatamente a geração de processadores Ryzen que será utilizada, ponto que gera confusão quando observamos a ficha técnica do modelo anterior, o AYANEO 2021.

Continua após a publicidade

O aparelho estreou com chip Ryzen 5 4500U, que traz CPU com 6 núcleos Zen 2 e GPU Vega 6, e recebeu posteriormente uma versão Pro com o mais encorpado Ryzen 7 4800U, com 8 núcleos Zen 2 e GPU Vega 8. Levando isso em consideração, é possível que a "nova geração" à qual a AYA se refere sejam os processadores Ryzen 5000, com núcleos Zen 3.

Mesmo assim, em virtude do mistério em que o lançamento está envolto, a expectativa fica para a adoção da ainda não anunciada família Ryzen 6000. De codinome Rembrandt, a linha promete trazer upgrades significativos a dispositivos compactos como o AYANEO Next, especialmente pela adoção da nova arquitetura nos gráficos integrados.

Linha Ryzen 6000 Rembrandt estreia em janeiro

Continua após a publicidade

Outro ponto que gera dúvidas quanto ao conjunto de processamento escolhido é a previsão de lançamento da linha Ryzen 6000, que deve ser anunciada apenas em janeiro, durante conferência da AMD na CES 2022. Dito isso, o Steam Deck, concorrente direto do AYANEO, já conta com chip customizado de uma geração mais avançada, o que sugere que a equipe de desenvolvimento do Next também pode ter recebido acesso à nova tecnologia.

Caso realmente empregue os chips Rembrandt, o novo portátil da AYA deve oferecer avanços significativos de desempenho, tanto em CPU quanto em GPU. Além de contarem com núcleos Zen 3+, fabricados em 6 nm com uma arquitetura refinada, espera-se que os novos chips sejam os primeiros a trazer GPUs integradas com a microarquitetura RDNA 2, mesma utilizada no PS5 e Xbox Series X|S, além do próprio Steam Deck.

Fonte: VideoCardz