Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Radeon RX 6500 XT e 6400 vazam em listagens de PowerColor e Lenovo

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Dezembro de 2021 às 14h34

Link copiado!

Reprodução/WCCFTech
Reprodução/WCCFTech
Tudo sobre AMD

Esperadas como as novas apostas da AMD no segmento de GPUs de entrada, a Radeon RX 6500 XT e a RX 6400 acabam de vazar novamente em duas listagens de grandes fabricantes. Parceira de longa data do time vermelho, a PowerColor registrou uma série de modelos das novidades na Europa, enquanto a Lenovo reforçou a existência das GPUs na ficha técnica de um de seus desktops gamer.

RX 6500 XT e 6400 são listadas por PowerColor e Lenovo

Os registros da PowerColor foram realizados na Comissão Econômica da Eurásia (EEC), mesma responsável pela certificação de modelos da RX 6500 XT da Gigabyte. Além de reiterar que as novas GPUs devem ser equipadas com 4 GB de VRAM GDDR6, a documentação indica que a companhia oferecerá duas variantes de cada solução. Mais potente, a RX 6500 XT chegará nos modelos Hellbound e Fighter.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a modesta RX 6400 deve receber apenas modelos Fighter, com versões de baixo perfil para máquinas mais compactas. Considerando o histórico das edições, os modelos Hellbound trarão sistema de resfriamento mais encorpado, com ao menos duas ventoinhas e iluminação RGB, e um design customizado para a placa de circuitos.

As versões Fighter devem manter um sistema razoável de resfriamento, mas empregar um visual mais simples, com construção básica para baratear os custos. A Fighter de baixo perfil, por outro lado, pode ser mais conservadora na refrigeração e nos clocks, para possibilitar o uso da placa em builds menores.

Paralelo a isso, o leaker @KOMACHI_ENSAKA descobriu em documento já retirado do ar que a Lenovo deve disponibilizar a RX 6500 XT como uma nova opção de GPU para seu desktop gamer Legion T5.

Continua após a publicidade

A listagem volta a apontar para o uso de 4 GB de memória, ao mesmo tempo em que traz mais alguns detalhes da solução gráfica, como o suporte à API DirectX 12 e telas em até 8K a 60 Hz, além das portas de vídeo, que incluirão uma DisplayPort 1.4a e uma HDMI 2.1.

GPUs de entrada estreiam novo chip Navi 24

Segundo os rumores, tanto a RX 6500 XT quanto a RX 6400 serão as primeiras GPUs da AMD a incorporar o já bastante especulado chip Navi 24, em duas configurações diferentes. A primeira utilizará o componente completo com 16 Unidades Computacionais (CUs), totalizando 1.024 núcleos e 16 Ray Accelerators, dedicados a Ray Tracing.

Continua após a publicidade

Já a segunda contaria com uma variante reduzida do chip, com 12 CUs, trazendo assim 768 núcleos e 12 Ray Accelerators. As modificações também afetariam o consumo — a RX 6400 teria TGP abaixo de 75 W, podendo ser alimentada diretamente do slot PCI-E, sem requerer conectores externos. Com especificações modestas, as duas GPUs estariam focadas em oferecer uma experiência sólida em Full HD, tendo o preço como maior destaque.

Ao que se sabe, a Radeon RX 6500 XT deve chegar ao mercado ainda no primeiro trimestre de 2022, com possível anúncio durante a CES, em janeiro, enquanto a Radeon RX 6400 levaria mais um tempo para ser oficializado, estreando apenas em março.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz