Publicidade

AMD pode estar preparando GPUs Radeon RX 6000S para notebooks em 6 nm

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Dezembro de 2021 às 16h00

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

A AMD pode lançar uma atualização para sua família de GPUs para notebooks, a linha Radeon RX 6000S, como apontam fontes do site VideoCardz. Ao que parece, a principal novidade seria a adoção de uma nova litografia, que poderia aumentar o desempenho por watt dos chips de maneira significativa, com a adição da letra "S" atuando como o indicativo do refresh.

AMD pode lançar linha Radeon RX 6000S em 6 nm

Segundo as informações, a família Radeon RX 6000S atuaria como uma equivalente da linha RTX SUPER da Nvidia, oferecendo um aumento em clocks e performance. A principal novidade estaria no uso da litografia de 6 nm da TSMC, que promete uma densidade de circuitos 18% maior em comparação aos 7 nm já utilizados pelo time vermelho nos modelos tradicionais das GPUs.

Continua após a publicidade

O processo também é compatível com a tecnologia de 7 nm, o que deve facilitar a transição de uma litografia para outra. Na prática, as mudanças devem significar que os lançamentos entregarão maior eficiência energética e melhor performance por watt. Vale destacar que esse é o mesmo processo que a Intel utilizará para a fabricação das placas Arc Alchemist, as primeiras soluções gráficas dedicadas para games da marca.

Não se sabe dizer se a linha RX 6000S também abrangerá os modelos para desktops, ainda que antigos rumores já indicassem que a AMD atualizaria alguns dos chips da série RX 6000 com o novo processo de fabricação, integrando-os à família RX 7000 como opções de entrada. Além disso, considerando que novos modelos de entrada estão previstos para chegar em janeiro, a atualização deve afetar apenas as variantes mais potentes, como uma possível RX 6800S.

Continua após a publicidade

A possibilidade é reforçada pelo leaker Greymon55, que havia apontado para a existência de uma linha mobile atualizada em 6 nm. Na época, acreditava-se que o modelo topo de linha poderia ser uma versão mobile da RX 6900 XT, mas o próprio informante destaca que a GPU deve, na verdade, ser uma RX 6800S.

Novas GPUs devem estrear em janeiro

A AMD confirmou que realizará conferência para anunciar novidades durante a CES 2022. Além dos processadores Ryzen 6000, munidos de GPUs integradas com microarquitetura RDNA 2, rumores sugerem que a empresa deve anunciar as novas Radeon RX 6500 XT e 6400, novas placas de entrada para desktops e notebooks com chip Navi 24 e 4 GB de memória.

Continua após a publicidade

Considerando isso, especula-se que a empresa deva ao menos trazer os primeiros detalhes das GPUs RX 6000S, cujo prazo de estreia segue desconhecido. Seja como for, a apresentação da AMD está marcada para 4 de janeiro, não faltando muito agora para sabermos o que a companhia planeja.

Fonte: VideoCardz