Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple abandona telas OLED produzidas pela BOE após “mudanças de design”

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Maio de 2022 às 14h48

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple cortou o fornecimento de telas OLED fabricadas pela chinesa BOE da cadeia de suprimentos do iPhone 13. Segundo as informações do coreano The Elec, mudanças no design dos painéis teria motivado a decisão da marca norte-americana.

Desde 2021, a BOE é responsável por fornecer painéis OLED de 6,1 polegadas para iPhones. Entretanto, fontes do The Elec citam que a empresa chinesa teria entregado uma “quantidade escassa” de componentes desde fevereiro e o volume da produção de telas teria despencado nos últimos quatro meses.

Aparentemente, a falta de circuitos integrados de drivers de vídeo teria sido o motivo da queda da produção dos painéis. A escassez de peças teria ocorrido porque a LX Semicon, fornecedora dos componentes, teria priorizado os pedidos da LG Display.

Continua após a publicidade

Para tentar driblar esse problema, a BOE teria supostamente mudado o design dos painéis OLED e expandido a largura do circuito de transistores. Então, ao descobrir a alteração, a Apple teria pedido para a fabricante chinesa interromper a produção de novas telas.

Briga pelo fornecimento de displays

Segundo analistas, a Apple não deve excluir completamente a BOE da cadeia de suprimentos de telas OLED. No caso, a presença da chinesa força as rivais Samsung Display e LG Display a serem mais competitivas e reduzirem os preços dos componentes.

Continua após a publicidade

Para mais, fontes da indústria indicam que a fábrica da empresa na cidade chinesa de Sichuan segue funcionando. Com isso, é possível supor que a fornecedora está trabalhando em uma solução para atender as exigências da Apple.

Por outro lado, a notícia vem a público dias após a Samsung Display supostamente ameaçar processar a Apple por descumprir obrigações contratuais. Enquanto a coreana estaria aguardando um pedido de 160 milhões de painéis OLED para iPhones, a americana planeja diminuir a produção total dos dispositivos de 220 milhões para 185 milhões de unidades em 2022.

Segundo as informações, a Samsung Display teria pedido para a Apple reduzir os pedidos de telas de outros fornecedores e manter o antigo contrato – medida que atingiria diretamente a BOE. Caso isso não ocorra, a empresa pode entrar na justiça alegando uso de uma patente em um produto que contém painel OLED de um concorrente.

Continua após a publicidade

Crescimento da BOE

Desde o início do contrato com a Apple em 2021, a BOE fabricou cerca de 20% dos painéis OLED usados no iPhone 13 padrão. Conforme os rumores, a chinesa tem um sólido plano de expansão para ultrapassar a LG e ser um dos principais fornecedores de telas de iPhones em 2023.

Curiosamente, a empresa também deve se tornar fornecedora de telas LCD para os celulares de entrada da Samsung. Recentes informações indicam que as empresas estariam em negociações após a coreana optar por focar na produção de displays OLED.

Além disso, a BOE também alimenta a cadeia de suprimentos de painéis OLED de outras fabricantes de celulares, como as chinesas Huawei, Honor e Xiaomi. Fatores que contribuem ainda mais com o crescimento da fabricante no mercado de displays.

Continua após a publicidade

Fonte: MacRumors, The Elec