Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Ryzen 7 7700X vaza em foto mostrando novo visual em detalhes

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Agosto de 2022 às 08h54

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Faltando pouco mais de uma semana para o anúncio oficial, o AMD Ryzen 7 7700X teve o visual vazado em uma foto publicada no fórum do site AnandTech.

Instalado em uma placa-mãe com o novo soquete AM5, o processador exibe na imagem em detalhes a nova aparência curiosa do dissipador integrado (IHS), além das marcações tradicionalmente inseridas pela AMD.

Ryzen 7 7700X mostra visual em foto vazada

Continua após a publicidade

A imagem, repostada pelo usuário Cortexa99, exibe o Ryzen 7 7700X já instalado em uma placa-mãe e, além de apresentar mais detalhes do design do componente, traz informações interessantes nas inscrições do IHS.

Os dados estão agora mais próximos e centralizados na pequena área contínua do centro, em virtude do formato curioso do dissipador, vazado para acomodar os capacitores que antes costumavam ser instalados na parte inferior da CPU.

Como confirmou a AMD durante a revelação das primeiras especificações da família Ryzen 7000, o novo IHS foi desenvolvido para que a compatibilidade com coolers dedicados ao soquete AM4 fosse mantida, mesmo com o aumento da contagem de pinos com a chegada do AM5. A foto também reforça que o código OPN de identificação 100-000000593, presente em antigos vazamentos, realmente pertencia ao Ryzen 7 7700X.

Continua após a publicidade

Como destacou o fundador do portal Angstronomics, SkyJuice, essa parece ser uma unidade ainda não finalizada, destinada a reviews, considerando a presença da letra "D" no IHS — a marcação também teria sido utilizada em chips enviados para a mídia no passado. Por fim, a foto reforça que não devemos ver um Ryzen 7 7800X, ao menos durante o período de lançamento.

O modelo mais avançado não estava presente entre as CPUs listadas no "vazamento" cometido pela própria AMD em sua biblioteca pública de mídia. Dito isso, diversos rumores já apontaram sua existência, indicando mudanças importantes nas especificações em comparação à geração anterior, com destaque para o crescimento da contagem de núcleos para 10 e um consequente aumento de preço.

CPU deve trazer 8 núcleos e clocks de até 5,4 GHz

Continua após a publicidade

Segundo fontes do site WCCFTech, o AMD Ryzen 7 7700X deve chegar ao mercado equipado com 8 núcleos e 16 threads, baseados na nova microarquitetura Zen 4 e fabricados no processo de 5 nm da TSMC. A CPU traria clock base de 4,5 GHz e boost de 5,4 GHz — aumento significativo de 700 MHz em comparação ao Ryzen 7 5800X — além de 40 MB de cache, distribuídos em 8 MB L2 (1 MB por núcleo) e 32 MB L3.

Como resultado, teríamos um consumo maior que na geração passada, chegando a 105 W de TDP (contra 65 W do Ryzen 7 5700X) e 142 W de PPT (Package Power Tracking, a quantidade máxima de energia que um chip AMD pode ter acesso). Mesmo com as melhorias, o componente teria preço similar ao do antecessor, supostamente sendo vendido por US$ 299 (~R$ 1.550).

A família AMD Ryzen 7000 já teve o anúncio confirmado para segunda-feira, 29 de agosto, em live que irá ao ar no canal oficial da AMD no YouTube às 20h no horário de Brasília, com reprise disponível posteriormente na página oficial da linha Ryzen.

Continua após a publicidade

A empresa não divulgou informações sobre disponibilidade, mas os rumores indicam início das vendas em 27 de setembro, mesmo dia em que a Intel deverá anunciar os rivais Raptor Lake de 13ª geração.

Fonte: Cortexa99, VideoCardz