Publicidade

AMD pode lançar linha Ryzen 7000 junto aos rivais Intel Raptor Lake

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Agosto de 2022 às 10h53

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Um novo rumor sugere que a AMD pode ter adiado o início das vendas da aguardada família Ryzen 7000 para trazê-los ao mercado no mesmo dia em que a Intel é esperada para anunciar os chips Intel Raptor Lake de 13ª geração.

Caso se confirmem, as informações sugerem que a companhia está confiante do desempenho dos novos processadores, que prometem agitar o mercado com frequências elevadas e ganhos substanciais de desempenho.

Ryzen 7000 pode chegar junto aos rivais Intel Raptor Lake

Continua após a publicidade

Reunindo detalhes de rumores passados com confirmações emitidas pela própria AMD, os processadores Ryzen 7000 eram aguardados para chegar ao mercado em meados de setembro — mais precisamente, em 15 de setembro. O anúncio deve ocorrer já na próxima semana, em 23 de agosto, durante a Gamescom 2022, uma das principais feiras de games do mundo.

Segundo os detalhes obtidos por fontes do WCCFTech, a gigante parece ter mudado de ideia e, ainda que o lançamento siga previsto para agosto, o início das vendas teria sido adiado para 27 de setembro. O que chama atenção é que, no mesmo dia, a Intel realiza o Innovation, apresentação em que se espera ocorrer o anúncio da 13ª geração Raptor Lake, rivais diretos dos Ryzen 7000.

Considerando que a AMD não havia revelado datas precisas para a chegada de sua próxima família de CPUs, nada foi confirmado pela companhia. Mas caso estejam corretas, essas informações sugerem que o time vermelho está confiante de ter produtos extremamente competitivos em mãos, a ponto de acreditar ter fôlego para ofuscar os concorrentes.

Continua após a publicidade

Novas CPUs AMD já foram listadas em loja

A suposta mudança é totalmente estratégica se levarmos em conta que, ainda de acordo com os rumores, os chips Ryzen 7000 já chegaram às mãos de veículos especializados. Essa possibilidade é reforçada pela aparição de listagens de vendas dos processadores em uma varejista canadense, conforme apontado pelo leaker @momomo_us, cujo histórico de vazamentos se mostrou preciso no passado.

Quatro modelos de CPU foram localizados: o Ryzen 9 7950X, o Ryzen 9 7900X, o Ryzen 7 7700X e o Ryzen 5 7600X — mesmos componentes que haviam surgido na biblioteca pública de mídias da AMD neste mês. Todos contam com preços, mas é muito provável que os valores sejam apenas temporários, utilizados para que as listagens fossem criadas.

Continua após a publicidade

Dito isso, esses preços estão relativamente alinhados com as expectativas de que os modelos mais simples manterão os preços dos antecessores, enquanto os mais avançados, incluindo o ainda não revelado Ryzen 7 7800X, devem aumentar para refletir os ganhos de performance prometidos.

Baseada na microarquitetura Zen 4, a família Ryzen 7000 promete oferecer enormes ganhos de performance por Watt, unindo aumentos massivos de frequência — que podem chegar a quase 5,85 GHz nos modelos mais avançados — com ganhos de 8% a 10% em instruções por ciclo (IPC).

Os componentes embarcam ainda novidades importantes como a adição de gráficos integrados RDNA 2, novo soquete AM5, suporte ao barramento PCIe 5.0 e muito mais.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech (1, 2)