Publicidade

AMD confirma anúncio da linha Ryzen 7000 para o final de agosto

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Agosto de 2022 às 11h04

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (16), a AMD confirmou a data de anúncio de sua próxima geração de processadores, a aguardada linha Ryzen 7000. O evento vai ao ar daqui a duas semanas, em 29 de agosto, e deve apresentar formalmente os chips que chegarão inicialmente ao mercado, junto de detalhes completos sobre a nova microarquitetura e testes aprofundados de games e cargas de trabalho profissionais.

Ryzen 7000 será anunciada em 29 de agosto

A apresentação, chamada "together we advance_PC", em conformidade com a nova identidade da marca, será transmitida ao vivo na segunda-feira, 29 de agosto, às 20h no horário de Brasília.

Continua após a publicidade

Liderado pela CEO da AMD, Dra. Lisa Su, e o CTO Mark Papermaster, além de outros executivos, o evento apresentará todos os detalhes da microarquitetura Zen 4 e as novidades da plataforma AM5, em que será baseada a família Ryzen 7000.

A companhia também deve destacar os avanços proporcionados pela adoção das memórias DDR5 — único formato suportado pela próxima geração de CPUs Ryzen — e do barramento PCIe 5.0, até então presente apenas em processadores da rival Intel.

Continua após a publicidade

Interessados poderão acompanhar o anúncio através do canal oficial da AMD no YouTube, ou ainda em replay pela página dedicada da empresa à família Ryzen.

A fabricante não divulgou detalhes sobre disponibilidade e preços, algo que também deve ser discutido na apresentação, mas considerando que os rumores estavam corretos a respeito da data de revelação, é extremamente provável que vejamos os novos processadores começarem a ser vendidos mundialmente em 27 de setembro por valores mais altos que a geração anterior, ao menos no segmento entusiasta.

CPUs estreiam núcleos Zen 4 e soquete AM5

Baseados na nova microarquiteta Zen 4, os processadores AMD Ryzen 7000 prometem avanços significativos em performance por Watt, graças a clocks bem mais altos, que atingiriam a casa dos 5,85 GHz, à implementação do dobro de cache L2 instalado em cada núcleo, ao uso exclusivo de memórias DDR5 e à adoção da litografia de 5 nm da TSMC, inédita nos desktops.

Continua após a publicidade

As mudanças resultariam em um aumento de 8% a 10% em instruções por ciclo (IPC) que, aliado ao crescimento das frequências de operação, entregaria um ganho de desempenho de 15% por núcleo, mantendo um nível de consumo razoavelmente baixo considerando as especificações das CPUs. Para garantir bom fluxo de energia e a alta performance, enquanto proporciona novos recursos, a empresa adotará o soquete AM5, compatível com coolers do antigo AM4.

Outros destaques incluem ainda adição de gráficos integrados RDNA 2 em todos os modelos, hardware dedicado para aceleração de Inteligência Artificial com instruções AVX-512, barramento PCIe 5.0 para placas de vídeo e armazenamento e mais.

Fonte: AMD