Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Ryzen 6000 para notebooks deve trazer aguardado suporte a eGPUs via USB 4

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Outubro de 2021 às 09h02

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Uma das mais elogiadas tecnologias desenvolvidas pela Intel, a conexão Thunderbolt se destaca por oferecer altíssimas taxas de transferência através de uma porta USB-C, permitindo, por exemplo, a expansão do poder gráfico de um notebook com uma GPU externa. O recurso encontra-se atualmente na quarta geração, enquanto rumores sobre a quinta geração já começaram a circular e, até o momento, segue exclusiva de CPUs Intel.

No ano passado, a gigante de Santa Clara decidiu expandir a adoção da tecnologiaao permitir a integração do Thunderbolt 3 aos protocolos da conexão USB 4, dando margem para que processadores da rival AMD também pudessem tirar proveito — algo que os chips Ryzen ainda não fizeram. Esse quadro pode estar prestes a mudar, como indica o mais recente driver da companhia.

Suporte a eGPU via USB 4 é encontrado em novo driver da AMD

Continua após a publicidade

Conforme descobriu o site Phoronix, a AMD disponibilizou um novo driver para Linux nesta semana habilitando o suporte ao recurso de DisplayPort Tunneling do USB 4. Trata-se de uma funcionalidade da conexão que possibilita o funcionamento dos protocolos USB, PCI-E e DisplayPort simultaneamente, ainda que com largura de banda reduzida.

Na prática, isso significa que os laptops com chips AMD Ryzen poderão enviar sinal de imagem e receber dados via USB e PCI-E ao mesmo tempo, permitindo que eGPUs funcionem. A novidade é importante não apenas por possibilitar que usuários estendam o tempo de uso de notebooks com placas de vídeo externas, como também por abrir margem para que profissionais que dependam da conectividade Thunderbolt possam agora ter a opção de adquirir notebooks com Ryzen.

O driver não está completo e segue em desenvolvimento, mas deve chegar ao público ainda neste ano, a tempo do lançamento do kernel Linux 5.16. O prazo corrobora ainda rumores de que os primeiros chips Ryzen compatíveis com USB 4 e, possivelmente, com eGPUs, devem ser oficializados já no início de 2022.

Continua após a publicidade

Tecnologia pode estrear na família Ryzen 6000 para notebooks

A linha Ryzen 6000, codinome Rembrandt, pode ser a primeira família de CPUs AMD a contar com suporte completo a USB 4, incluindo o DisplayPort Tunneling. Segundo rumores, os chips podem ser anunciados ainda no início de 2022, mantendo a microarquitetura Zen 3, mas agora na litografia de 6 nm e munidos de diversas novidades.

Alguns dos maiores destaques incluem a adoção de memórias DDR5 e LPDDR5, previstas para estrearem junto aos rivais da família Intel Alder Lake, e a primeira GPU integrada da AMD baseada na microarquitetura RDNA 2, presente nos consoles de nova geração e placas Radeon RX 6000. Ao que parece, o chip deve contar com 2 Unidades Computacionais (CUs), assim sendo identificado como Navi 2.

Continua após a publicidade

Fonte: DigitalTrends, NotebookCheck, Tom's Hardware