Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Radeon RX 7900 XT pode estrear com 20 GB de memória GDDR6

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Outubro de 2022 às 17h55

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A menos de duas semanas do lançamento, novos rumores indicam que a Radeon RX 7900 XT, próxima placa de vídeo topo de linha da AMD, pode surpreender e superar a Nvidia GeForce RTX 4090 em rasterização (o processo tradicional de imagens 3D), entregando ainda grandes avanços em Ray Tracing. Dito isso, o modelo não tiraria máximo proveito das tecnologias da empresa — algo que estaria sendo reservado para a suposta Radeon RX 7950 XT.

As informações são de fontes do portal WCCFTech, e apontam que a RX 7900 XT não seria a placa topo de linha da família, mas ainda embarcaria 20 GB de VRAM. Apesar de não atingir a capacidade da rival da Nvidia, a solução já representaria um avanço significativo em comparação à antecessora, embarcando 4 GB de memória a mais. Sendo uma GPU entusiasta, esses ganhos devem torná-la mais atraente não apenas para o próprio público entusiasta, como também para profissionais.

Outro ponto muito interessante apontado pelo rumor é que a placa poderia oferecer ganhos de performance suficientes para superar a RTX 4090, ao menos em rasterização. Caso isso se confirme, mesmo que não apresente os números estratosféricos indicados pelos rumores mais antigos, a nova linha Radeon pode simbolizar uma enorme evolução, e superar a família GeForce no segmento premium pela primeira vez em anos.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, as novas RX 7000 devem continuar tendo a tecnologia de Ray Tracing como principal ponto fraco, assim como as RX 6000. Dito isso, as fontes sugerem que podemos esperar melhorias notáveis nesse aspecto, provavelmente tornando as GPUs estreantes opções viáveis para os jogadores interessados no recurso, algo que nem sempre era garantido com a geração baseada em RDNA 2.

Ainda de acordo com o rumor, além de 20 GB de VRAM GDDR6 operando a 18 Gbps, a AMD Radeon RX 7900 XT traria interface de 320-bit, largura de banda de 720 GB/s e GPU Navi 31 com 12.288 núcleos, organizados de uma maneira diferente. As Unidades Computacionais (CUs) trariam o dobro de estruturas (128 núcleos, em vez de 64 em gerações anteriores) e seriam agora agrupadas em duplas, formando o chamado Work Group Processor (WGP).

Continua após a publicidade

Como já foi confirmado pelo time vermelho, essas especificações seriam reunidas em chiplets, o que faria da família a primeira para consumidores a contar com essa tecnologia. A RX 7900 XT, em específico, utilizaria um único chiplet para gráficos, o GCD, acompanhado de 6 chiplets de memória, os MCDs, munidos de interfaces individuais de 64-bit e 16 MB de Infinity Cache cada, para um total de até 96 MB.

Mesmo com os números espetaculares atingidos pela solução entusiasta da Nvidia, a AMD estaria confiante em sua arquitetura RDNA 3, reservando o modelo mais poderoso para um lançamento futuro. A RX 7950 XT, como é conhecida até o momento, traria mudanças mais marcantes do que a RX 6950 XT, incluindo 24 GB de VRAM em uma interface de 384-bit, colocando-a em pé de igualdade com a RTX 4090, ao menos em memória.

Linha Radeon RX 7000 estreia em novembro

Como anunciado nas redes sociais, a AMD oficializará a família Radeon RX 7000 em evento marcado para 3 de novembro, às 17h no horário de Brasília. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal oficial da gigante no YouTube e pelo site da marca. Ainda não se sabe exatamente quais modelos serão revelados, mas a companhia já confirmou algumas das novidades que podemos esperar.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, compostas por chiplets, as GPUs baseadas na nova microarquitetura RDNA 3 embarcariam núcleos totalmente redesenhados, uma nova geração do Infinity Cache para turbinar a transferência de dados da memória e múltiplas otimizações no consumo de energia, aspectos que, combinados, forneceriam ganhos de mais de 50% em performance por Watt frente à microarquitetura RDNA 2.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz