Publicidade

AMD FSR 3 estreia hoje em Forspoken e Immortals of Aveum

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Após quase um ano de muita espera, a AMD lançou nesta sexta-feira (29) o FidelityFX SuperResolution 3.0. Também chamado de FSR 3, a tecnologia usa upscaling de imagem com interpolação para gerar novos quadros e dar mais frames ao jogador. Neste primeiro momento, apenas Forspoken e Immortals of Aveum são compatíveis com a novidade.

Apesar disso, a expectativa é que até o fim do ano mais títulos sejam integrados com a tecnologia. Cyberpunk 2077, Warhammer II: Space Marine, Avatar: Frontiers of Pandora e Frostpunk 2 são alguns dos jogos já confirmados que receberão a nova versão do FSR, mas nenhuma data foi revelada.

Na verdade, quem confirmou o lançamento do FSR 3 para hoje foi Frank Azor, arquiteto chefe de soluções para jogos da AMD. A tecnologia foi anunciada em novembro de 2022 e só voltou a aparecer recentemente em agosto, durante a Gamescom. Mas até então o time vermelho não havia divulgado nenhuma data concreta para a chegada da nova versão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Novo FSR cria quadros e aumenta performance

O FidelityFX Super Resolution 3.0 se difere das versões anteriores, pois conta com um recurso chamado de Fluid Motion Frames (FMF). Os FMF coletam dados temporais do game para criar novos quadros a partir de quadros anteriores por uma técnica de interpolação.

Na prática, isso deve resultar no dobro ou até mesmo o triplo de performance em comparação com a renderização nativa. Em Forspoken, com qualidade ultra e Ray Tracing ativado, o título conseguiu um salto de desempenho de 230% ao ativar o FSR 3 no modo Performance.

O FSR 3.0 também introduz um novo modo, chamado de Native AA. Essa modalidade não faz uso de upscaling, ou seja, renderiza a imagem na resolução nativa, apenas fazendo correções de serrilhado.

Com um lançamento "tímido", ainda será preciso aguardar para ver o verdadeiro potencial do FidelityFX Super Resolution 3.0. No entanto, o fato de finalmente os jogadores terem uma opção adicional frente ao DLSS 3 e o Frame Generator da NVIDIA já é uma notícia interessante.