AMD deve lançar CPUs Strix Point com núcleos de IA em 2024
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A AMD tem um prato cheio de lançamentos para os próximos anos, e agora o informante Moore's Law is Dead revelou novidades sobre o futuro da empresa. O youtuber teve acesso a um cronograma do time vermelho que aponta a chegada das APUs Strix Point para 2024 e Strix Halo em 2025 com núcleos voltados para inteligência artificial, chamados de XDNA.
- AMD Zen 4 | Vale a pena comprar os novos Ryzen 7000?
- AMD Ryzen 3, 5, 7 ou 9: qual é a diferença entre eles?
Começando com a janela para 2024, a linha Dragon Range para máxima performance deve ser o grande destaque da AMD no próximo ano. Os modelos utilizarão até 16 núcleos Zen 4 de 5nm e ainda podem ter as revisões com a tecnologia de 3D V-Cache. Por outro lado, os modelos premium Strix Point devem chegar já para o fim de 2024, com até 12 núcleos Zen 5, microarquitetura RDNA 3.5 e/ou RDNA 2, além de 45 a 50 núcleos de IA XDNA de segunda geração.
A categoria de produtos Hawk Point pode ser um tipo de refresh para a atual geração Phoenix. Esses modelos utilizariam até 8 núcleos Zen 4 e um misto de RDNA 3 e RDNA 1, junto a no máximo 16 núcleos XDNA. As linhas Rembrandt, Barcelo e Mendocino podem ser outros tipos de revisões, fazendo uso de núcleos Zen 3+, Zen 3 e Zen 2, respectivamente. A diferença é que Barcelo trabalha com gráficos Vega, enquanto as duas restantes fazem uso do RDNA.
Strix Halo só em 2025
Muito especulada para 2024, a aguardada geração Strix Halo só deve chegar ao mercado em 2025. Esses modelos teriam 16 núcleos Zen 5, RDNA 3.5, entre 45 e 50 núcleos XDNA 2 e 40 unidades computacionais, como especulado anteriormente. O mesmo vale para os produtos Fire Range, com 16 núcleos Zen 5 e os modelos com 3D V-Cache, mas sem nenhum tipo de tecnologia própria para IA.
Já na prateleira dos premium, a linha Kraken Point aparece com 8 núcleos Zen 5, RDNA 3.5 e os mesmos 45/50 núcleos XDNA 2. Algo similar vai ocorrer com as APUs Escher, mantendo os mesmos 8 núcleos, mas na arquitetura Zen 4, RDNA 3 e apenas 16 cores XDNA. A linha Rembrandt, por sua vez, pode ganhar mais uma revisão com as mesmas especificações.
Embora Moore's Law is Dead tenha uma boa credibilidade na indústria e os vazamentos corroborem com outras informações já conhecidas, ainda é preciso agurdar por um anúncio oficial da AMD. Caso os rumores se confirmem, a gigante deve realizar alguns desses anúncios, como as linhas Dragon Range e Hawk Point, na CES 2024.