Publicidade

Celular Seguro: como vai funcionar o aviso pelo WhatsApp de celular roubado

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

Celular Seguro será atualizado nesta semana para enviar mensagens para aparelhos roubados ou furtados, tanto por SMS quanto por WhatsApp, solicitando que seja devolvido, de acordo com a CNN. A nova aposta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) tem como objeto reduzir a receptação de celulares perdidos.

O recurso vai utilizar o IMEI do aparelho, um identificador único presente em cada dispositivo, para fazer o envio das mensagens, ainda que esteja com outro chip.

Caso o celular esteja registrado como furtado ou roubado, serão enviadas mensagens para o aparelho pedindo a devolução do aparelho na delegacia mais próxima, e que quem está utilizando o telefone regularize sua situação com a Polícia Civil.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para que as mensagens sejam enviadas, o usuário deve deixar o celular modo de recuperação, em que a linha telefônica é bloqueada junto de contas vinculadas de instituições parceiras, como bancos.

Essa opção não desativa o IMEI. Porém, caso a vítima opte pelo modo de bloqueio total, as mensagens não serão enviadas, uma vez que o bloqueio do identificador impede a conexão do celular com as redes móveis de operadoras.

Cabe ressaltar que a opção para enviar alertas pelo WhatsApp é aguardada desde o ano passado.

Celular Seguro

O aplicativo Celular Seguro (Android | iOS) é uma iniciativa do Governo Federal, lançado pelo MJSP em dezembro de 2023 com o objetivo de bloquear o celular roubado, furtado ou perdido, restringir o uso da linha telefônica e impedir o acesso à apps de banco.

Basta o usuário baixar o app, fazer login com a conta Gov.br e cadastrar as informações do seu aparelho, como número da linha e IMEI. Também é possível indicar pessoas de confiança que podem registrar uma ocorrência em seu nome.

Se o celular for furtado, acessando o app o usuário consegue bloquear seu celular e aplicativos bancários, e registrar ocorrência diretamente com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para o bloqueio do IMEI, impedindo o funcionamento de qualquer chip no celular. 

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Smartwatches são confiáveis? O monitoramento cardíaco dos relógios inteligentes funciona mesmo?