Como criar conta no Gov.br | Guia Prático
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Criar uma conta no Gov.br é essencial para acessar serviços do Governo Federal, como o INSS e a Carteira de Trabalho Digital. O login unificado usa o número do CPF de cada cidadão e o cadastro pode ser feito via celular ou computador.
A forma de registro mais comum no portal envolve o uso do reconhecimento facial no app para Android e iOS, mas ainda é possível obter uma conta a partir do Internet Banking ou dos dados pessoais do indivíduo.
Como se cadastrar no Gov.br
Confira o passo a passo das principais alternativas:
Pelo celular com reconhecimento facial
Este método é considerado pelo próprio Gov.br como o melhor e mais seguro para obter um cadastro. Siga os passos:
- Abra o Gov.br (Android | iOS);
- Digite o CPF para avançar;
- Aceite os termos;
- Toque em “Fazer reconhecimento facial”;
- Aponte a câmera para o rosto e aguarde;
- Confirme CPF e nome completo;
- Use o endereço de e-mail ou telefone celular para verificar a conta;
- Informe uma senha e salve.
Dica: também é possível começar o processo de cadastro a partir do computador. Nesse caso, o Gov.br exibe um QR Code que precisa ser escaneado no app para celulares para concluir a verificação facial.
Pelo Internet Banking
É recomendável seguir com essa opção no computador:
- Entre em sso.acesso.gov.br;
- Selecione "Login com seu banco";
- Escolha um dos bancos credenciados;
- Realize o processo de login na página do banco;
- Reforne ao gov.br e confirme os dados cadastrais;
- Insira um e-mail ou número de telefone celular;
- Digite o código de verificação recebido;
- Escolha uma senha e salve as opções.
O site reforça que não tem acesso a dados bancários além de nome e CPF.
Pelo computador com dados pessoais
Esta alternativa pode ser mais rápida do que as outras, mas gera uma conta com nível de segurança baixo — talvez seja necessário atualizá-la no futuro. Veja o passo a passo:
- Entre em sso.acesso.gov.br;
- Digite o CPF e clique em “Continuar”;
- Aceite os termos e avance;
- Preencha o formulário com dados como nome da mãe e data de nascimento;
- Insira um e-mail ou número de telefone celular;
- Receba e digite o código de verificação;
- Escolha uma senha e finalize o cadastro.
O que são níveis de segurança do Gov.br?
A conta Gov.br possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. A certificação bronze garante acesso limitado aos serviços e não permite usar recursos com dados mais sensíveis, enquanto o selo ouro fornece acesso completo a todas as funções compatíveis com o login.
Quem cria a conta com os dados do Internet Banking ou com a validação facial automaticamente recebe o nível prata, mas é possível aumentá-lo ao nível ouro com certificado digital ou validação com os dados biométricos do Tribunal de Justiça Eleitoral.
Onde posso usar o login Gov.br?
A conta pode ser usada como forma de acesso nos serviços digitais vinculados ao Governo Federal. Alguns exemplos são:
- Carteira de Trabalho Digital;
- CNH Digital;
- Acesso ao Meu INSS;
- Acesso à carteira de vacinação e outros recursos do Meu SUS Digital;
- Inscrição no ENEM e acesso ao SISU para resultados;
- Realização de prova de vida;
- Criação de certificado digital gratuito;
- Acesso a serviços da Receita Federal, como a declaração do Imposto de Renda.
Se você já possui uma conta ativa, pode verificar como recuperar a senha do perfil.