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Como criar conta no Gov.br | Guia Prático

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

Criar uma conta no Gov.br é essencial para acessar serviços do Governo Federal, como o INSS e a Carteira de Trabalho Digital. O login unificado usa o número do CPF de cada cidadão e o cadastro pode ser feito via celular ou computador.

A forma de registro mais comum no portal envolve o uso do reconhecimento facial no app para Android e iOS, mas ainda é possível obter uma conta a partir do Internet Banking ou dos dados pessoais do indivíduo. 

Como se cadastrar no Gov.br

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Confira o passo a passo das principais alternativas:

Pelo celular com reconhecimento facial

Este método é considerado pelo próprio Gov.br como o melhor e mais seguro para obter um cadastro. Siga os passos:

  1. Abra o Gov.br (Android | iOS);
  2. Digite o CPF para avançar;
  3. Aceite os termos;
  4. Toque em “Fazer reconhecimento facial”;
  5. Aponte a câmera para o rosto e aguarde;
  6. Confirme CPF e nome completo;
  7. Use o endereço de e-mail ou telefone celular para verificar a conta;
  8. Informe uma senha e salve.

Dica: também é possível começar o processo de cadastro a partir do computador. Nesse caso, o Gov.br exibe um QR Code que precisa ser escaneado no app para celulares para concluir a verificação facial.

Pelo Internet Banking

É recomendável seguir com essa opção no computador:

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  1. Entre em sso.acesso.gov.br;
  2. Selecione "Login com seu banco";
  3. Escolha um dos bancos credenciados;
  4. Realize o processo de login na página do banco;
  5. Reforne ao gov.br e confirme os dados cadastrais;
  6. Insira um e-mail ou número de telefone celular;
  7. Digite o código de verificação recebido;
  8. Escolha uma senha e salve as opções. 

O site reforça que não tem acesso a dados bancários além de nome e CPF.

Pelo computador com dados pessoais

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Esta alternativa pode ser mais rápida do que as outras, mas gera uma conta com nível de segurança baixo — talvez seja necessário atualizá-la no futuro. Veja o passo a passo:

  1. Entre em sso.acesso.gov.br;
  2. Digite o CPF e clique em “Continuar”;
  3. Aceite os termos e avance;
  4. Preencha o formulário com dados como nome da mãe e data de nascimento;
  5. Insira um e-mail ou número de telefone celular;
  6. Receba e digite o código de verificação;
  7. Escolha uma senha e finalize o cadastro.

O que são níveis de segurança do Gov.br?

A conta Gov.br possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. A certificação bronze garante acesso limitado aos serviços e não permite usar recursos com dados mais sensíveis, enquanto o selo ouro fornece acesso completo a todas as funções compatíveis com o login.

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Quem cria a conta com os dados do Internet Banking ou com a validação facial automaticamente recebe o nível prata, mas é possível aumentá-lo ao nível ouro com certificado digital ou validação com os dados biométricos do Tribunal de Justiça Eleitoral.

Onde posso usar o login Gov.br?

A conta pode ser usada como forma de acesso nos serviços digitais vinculados ao Governo Federal. Alguns exemplos são:

  • Carteira de Trabalho Digital;
  • CNH Digital;
  • Acesso ao Meu INSS;
  • Acesso à carteira de vacinação e outros recursos do Meu SUS Digital;
  • Inscrição no ENEM e acesso ao SISU para resultados;
  • Realização de prova de vida;
  • Criação de certificado digital gratuito;
  • Acesso a serviços da Receita Federal, como a declaração do Imposto de Renda.
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Se você já possui uma conta ativa, pode verificar como recuperar a senha do perfil.