Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celular Seguro alertará via Whatsapp se o smartphone é roubado

Por| 18 de Maio de 2024 às 09h31

Link copiado!

Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ministério da Justiça e Segurança Pública

O aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iOS, foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para bloquear smartphones e contas associadas em casos de furto, roubo e/ou perda do aparelho. E, a partir desta semana, a ferramenta ganha mais uma importante funcionalidade, ao avisar novos usuários se um dispositivo é roubado ou furtado.

Funciona assim: o dono do aparelho precisa cadastrar o IMEI, aquele código único que serve para identificar o dispositivo, no app do Celular Seguro. Assim, a polícia pode cruzar seus dados com para apontar quais smartphones foram furtados ou roubados e estão ativos ou não — e isso aumenta ainda mais a importância do Boletim de Ocorrência.

Em seguida, os oficiais encaminham essas informações para o Celular Seguro, que irá alertar proativamente os novos usuários habilitados se aparelho é roubado ou furtado. As notificações serão enviadas via Whatsapp.

Continua após a publicidade

Na última terça-feira (14) o MJSP criou um um novo Comitê Gestor, que ficará responsável por avaliações, melhorias e a segurança dessa nova aplicação. A ideia é boa, contudo, ainda não há previsão para a disponibilidade dessa nova função.

O app Celular Seguro nasceu em dezembro de 2023, e, de lá para cá, já conta com mais de 2,20 milhões de usuários cadastrados e 1,61 milhão de aparelhos registrados. Mais de 48,3 mil alertas de bloqueio já foram disparados pelos usuários.

Atualização disponível

A nova versão do Celular Seguro já está disponível para todos os usuários. Ou seja, se você acessar o serviço pelo computador, já terá acesso às novidades logo de cara. Já os aplicativos para Android e iOS precisam ser atualizados para garantir a disponibilidade dos novos recursos.

Veja como atualizar todos os aplicativos do celular de uma só vez.