Google I/O 2021 será totalmente virtual e começa em 18 de maio

Por Alveni Lisboa | 07 de Abril de 2021 às 15h45
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Após o cancelamento do ano passado, a conferência Google I/O terá a edição de 2021 realizada entre os dias 18 e 20 de maio. A data foi revelada em um quebra-cabeça divulgado pelo Google e o evento deste ano será 100% online, gratuito e deve reunir desenvolvedores de aplicativos de todo o mundo.

A gigante da tecnologia costuma lançar desafios para serem desvendados que guardam segredos sobre a conferência. O quebra-cabeça deste ano foi baseado em um punch card, no qual é preciso solucionar as pistas para ter a revelação no final. O "mistério" foi solucionado em primeira mão por um colaborador do site 9to5Google e veio a confirmação.

O gabarito para solucionar o enigma é este:

  1. “Sophie Germain”
  2. Escreva“Hello World" usando o punch card: 8-5-3-3-6-0-6-6-9-3-4
  3. “Ada Lovelace”
  4. Complete o punch card
  5. Complete
  6. Complete
  7. “Grace Hopper”
  8. Arrume os cartões de trás para frente: azul, vermelho, laranja e verde
  9. “Christine Darden”
  10. Pressione o botão “sort”, organize as funções de 1 a 6, use as teclas de setas para navegar até a coluna 79, clique em “sort” novamente, repita até tudo até a coluna 70 e pressione “Submit”
(Imagem: Reprodução/Google)

Formato online é novo

Nos últimos anos, o Google reservou a ocasião para exibir as próximas versões do Android, além de ter apresentado recursos de IA, como a tecnologia Duplex — capaz de ligar para estabelecimentos como restaurantes e reservar um horário para você. Em 2019, teve como destaques a terceira geração do Pixel e o Nest Hub Max, que marcou a chegada do “Google Nest” ao mercado.

Em razão da pandemia, quase todas as empresas de tecnologia precisaram rever seus planos, seja para aprimorar serviços ou utilitários, seja para adequar as rotinas de trabalho ao modelo de home office. Por isso, é difícil prever o que a criadora do Android está preparando para a edição deste ano. A única certeza é que teremos mais detalhes sobre o desenvolvimento do Android 12.

Conferências anteriores eram presenciais, mas em 2021 precisará se adaptar (Imagem: Reprodução/Paul Thurrot)

Ao se tornar online, o evento segue a tendência de outras conferências mundiais de tecnologia, como a World Wide Developer Conference (7 a 11 de junho), da Apple, a Microsoft Build (25 a 27 de maio) e a F8 Refresh (2 de junho), do Facebook.

O que é I/O?

A sigla I/O significa Input/Output, uma clara referência aos códigos usados no desenvolvimento de aplicativos — "input" é tudo leva informações para dentro do app, como o teclado virtual e os toques na tela, por exemplo; já o "output" é o que ele exibe para o usuário, como as respostas aos comandos e a interface do usuário.

(Imagem: Reprodução/TechRepublic)

O Google I/O é uma conferência anual, realizada desde 2008, voltada para o desenvolvimento de aplicações para o Chrome OS e o Android. O evento geralmente se concentra em software, mas já houve casos em que alguns dispositivos de hardware foram anunciados.

EDIT 08/04: O Canaltech entrou em contato com a equipe do Google Brasil e eles confirmaram todas as informações. O link para realizar as inscrições já está disponível.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.