Publicidade

Android 12 | Supostas imagens do sistema revelam visual e novos recursos

Por| 09 de Fevereiro de 2021 às 09h10

Link copiado!

Reprodução/Leak
Reprodução/Leak

A versão Developers Preview do Android 12 está prestes a chegar para os desenvolvedores, mas algumas imagens vazadas de um suposto documento do Google nesta segunda-feira (8) revelaram detalhes bem importantes sobre o visual e novos recursos do sistema.

De acordo com as fotos, o Android 12 trará um painel de notificações renovado e com foco no minimalismo: a transparência do painel foi substituída por um fundo bege opaco, deixando as cores das notificações e mensagens com um cinza mais claro. Os ícones do sistema também mudaram e estão ainda mais arredondados, provavelmente seguindo a aparência de todo o sistema.

Continua após a publicidade

As posições da data e do relógio, que antes ficavam na parte direita da interface, mudaram e agora estão na região esquerda. Em seu antigo lugar, foram adicionados novos indicadores de privacidade que destacam se um aplicativo está atualmente usando a câmera ou o microfone do celular, semelhante à indicação dos iPhones no iOS 14 — inclusive, essa deve ser uma das principais novidades de privacidade do Android 12.

Ainda no campo da privacidade do Android 12, uma captura de tela da seção de segurança do sistema revelou que será possível desativar a câmera e silenciar o microfone totalmente, além de alternar o acesso à localização do usuário. Já é possível fazer isso no Android 11, mas a nova versão deve deixar essa opção mais acessível.

Outra novidade que é possível destacar são os novos Widgets do sistema. Segundo algumas das imagens, a seleção de Widgets parece ter sofrido algumas mudanças visuais, mas também observam-se novas opções de blocos, como a de "Conversas", que permite visualizar mensagens recentes, chamadas perdidas ou status de atividades. Assim como os ícones do painel de notificações, tanto os widgets quanto a tela inicial traz contornos mais arredondados.

Continua após a publicidade

O Android 12 deve ser lançado para os usuários finais apenas no segundo semestre deste ano, começando pela linha Google Pixel. Ainda neste mês, o Google liberará a versão Developers Preview para os desenvolvedores, e a primeira aparição pública do sistema deve acontecer somente na conferência Google I/O, que geralmente acontece no meio do ano. Continue acompanhando o Canaltech para não perder nenhuma novidade!

Fonte: XDA-Developers