Publicidade

Rumor | PlayStation 5 Pro terá GPU com clock apenas 5% maior

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
 Totte Annerbrink/Unplash
Totte Annerbrink/Unplash

Segundo documentos de desenvolvedores vazados sobre o PlayStation 5 Pro, a nova GPU do console terá um aumento de apenas 5% no clock em relação ao modelo padrão. O salto de 2,23 GHz para 2,35 GHz é relativamente pequeno, mas vem acompanhado de outras melhorias bem mais significativas de arquitetura e desempenho.

A documentação obtida pelo Digital Foundry ainda confirma que, mesmo com frequências similares, a nova GPU com arquitetura combinando elementos RDNA 3 e RDNA 4 conta com 60 unidades computacionais, incremento de 66%.

Também com memórias mais rápidas, com largura de banda de 18 Gbps, o resultado é um poder computacional entre 33,5 e 35,1 TFLOPS, mais de três vezes o do PlayStation 5 base.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Acelerando desenvolvimento de jogos “next gen”

Em números absolutos, o salto no desempenho computacional do PlayStation 5 Pro é o equivalente ao de placas RTX 4050, com 13,5 TFLOPS em FP32, para uma RTX 4070, com 29,15 TFLOPs em FP32. Contudo, a atualização vai além da capacidade de renderização, focando em introduzir suporte à tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) de upscaling assistido por IA.

O PSSR, inclusive, seria supostamente a maior razão para a Sony lançar um console de meio de geração. Ao incentivar desenvolvedores a já começarem a trabalhar com a ferramenta, é possível acelerar os ciclos de desenvolvimento de jogos para o PlayStation 6 e garantir um catálogo lançamento de peso para a próxima geração.