Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

De olho no PS5 Pro, Sony exige mais jogos com suporte a ray tracing

Por| 15 de Abril de 2024 às 15h03

Link copiado!

Tigran Hambardzumyan/Unsplash
Tigran Hambardzumyan/Unsplash

Enquanto o anúncio oficial do PS5 Pro não acontece, os sinais do console de meio de geração continuam a aparecer. E um desses sinais seria justamente um pedido da Sony para suas produtoras parceiras que dessem mais destaque a tecnologias que serão destaque na versão remodelada do PlayStation 5 — sendo o ray tracing a principal delas.

O site The Verge obteve uma série de documentos que destacam esses recursos e como a fabricante quer que os próximos jogos a chegarem ao console já neste ano comecem a utilizar essas tecnologias. A ideia seria preparar o terreno para o PS5 Pro, garantindo que o videogame tenha uma vasta quantidade de games para explorar todo o potencial do novo hardware.

Continua após a publicidade

E é aí que o ray tracing se tornaria o grande diferencial. Um maior uso do recurso que melhora a iluminação dentro dos jogos é algo que já vinha sendo muito cobrado da Sony pelos jogadores desde o lançamento do PS5, mas que parece ser o grande trunfo do PS5 Pro. Isso porque a tecnologia que gera um visual lindíssimo cobra um preço muito alto de processamento e nem mesmo o modelo atual do console consegue dar conta.

Tanto que os jogos atuais trazem opções bem limitadas de ray tracing e, em geral, o jogador tem que optar entre manter o efeito ativo ou garantir uma maior estabilidade na frequência do game — os famosos fps. A expectativa é que, com o PS5 Pro, essa escolha deixe de ser tão comum.

Ao longo de todos os rumores sobre o console, vários destacam uma melhoria nas configurações feita exatamente para tirar mais proveito do ray tracing. Nos documentos obtidos pelo The Verge, é apontado que o novo modelo do PlayStation trará uma GPU e um processador mais rápidos para dar conta disso tudo.

Os dados obtidos pela página afirmam que a velocidade de renderização pode ser até 45% maior no PS5 Pro, além de uma qualidade de ray tracing três vezes superior ao que o PS5 alcança atualmente. 

Ray tracing para iluminar a chegada do PS5 Pro

E é aí que o contato com as desenvolvedoras está sendo feito. Segundo o site, a fabricante está encorajando seus parceiros a tirar o pé do freio e a usar recursos como o ray tracing com mais frequência em seus jogos para que eles sejam melhor aproveitados no PS5 Pro — principalmente naqueles que serão lançados a partir do segundo semestre.

Continua após a publicidade

Um detalhe curioso disso tudo é que a comunicação da Sony inclui até mesmo uma sugestão de que jogos que façam uso total do hardware do PS5 atualizado tragam esse tipo de informação na capa, como uma espécie de selo, em casos em que os ganhos de qualidade sejam significativos de um console para o outro.

Vale lembrar que esse tipo de ação não é inédita. Com o PS4 Pro, muitos jogos chegaram às lojas com um indicativo na parte traseira informando que aquele game era aprimorado caso rodasse na versão mais potente do PlayStation 4. Pelo visto, a ideia é seguir a mesma estratégia.

E, da mesma forma como vimos na geração passada, a ideia é que os estúdios não deixem o PS5 tradicional de lado. Isso significa que os jogos continuariam sendo desenvolvidos para as duas versões do console, com a diferença de que o PS5 Pro contaria com um desempenho melhor tanto em desempenho quanto em qualidade visual.

Como era de se esperar, a Sony não comentou nenhum desses supostos vazamentos e nenhuma outra produtora confirmou as informações. Ainda assim, levando em conta que os rumores apontam para que o PS5 Pro seja lançado até o final do ano, a expectativa é que mais informações e até um anúncio oficial aconteçam já nos próximos meses. 

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge