Publicidade

Relembre os 10 melhores jogos do Orkut

Por| Editado por Bruna Penilhas | 10 de Outubro de 2021 às 15h30

Link copiado!

Divulgação/Vostu
Divulgação/Vostu

Quem usava a internet entre os anos 2004 e 2014 certamente lembrará do Orkut, a rede social do Google de maior sucesso no Brasil. Além das comunidades, dos depoimentos e das legendas (você era confiável, legal e sexy?), algo que marcou o site foram os jogos, os quais rodavam através do extinto Adobe Flash Player. Mesmo após o fim do site, era possível jogar alguns deles também no Facebook — na época, determinadas empresas relataram até queda de produtividade dos funcionários por conta dos games.

Em um clima nostálgico, o Canaltech separou os 10 melhores games da plataforma para relembrar como era boa aquela época. Você sente saudade de algum deles?

10. Buddy Poke

Continua após a publicidade

No Buddy Poke, você criava o seu próprio boneco 3D e, depois, interagia com seus amigos mandando beijos, abraços de urso ou outras ações especiais. Acredite: as pessoas flertavam usando esse game, e há até quem criava videoclipes com os personagens — igualzinho a quem cria vídeos com o The Sims.

Hoje em dia, é fácil encontrar esse tipo de brincadeira em outros dispositivos: por exemplo, a Apple tem os Memojis e o Facebook tem os Avatares. Mas cá entre nós, nenhum deles será tão estiloso quanto os nostálgicos Buddy Pokes.

9. Colheita Feliz 

Continua após a publicidade

Nesse game, os jogadores plantavam sementes virtuais, cuidavam dos animais e administravam uma fazenda virtual. Era possível também visitar a fazenda dos seus amigos e roubar as plantações (e o lucro) deles.

O sucesso de Colheita Feliz era tão grande que a marca Bis lançou uma ação dentro do game. Os jogadores plantavam sementes azuis que, em menos de 48 horas, se transformavam em pés de Mini Bis.

Continua após a publicidade

8. Mini Fazenda

Outro game de fazendinha bastante popular na rede social, o Mini Fazenda era mais completo, com mais missões, opções de personalização, sementes e animais. O jogo também incentivava que você ajudasse seus vizinhos (em vez de roubá-los) e os presenteasse com itens.

7. MegaCity

Continua após a publicidade

Neste game, você se tornava o prefeito de uma cidade. Seu objetivo era transformá-la em uma grande metrópole, com casas, edifícios, comércio e avenidas, além de itens decorativos, como quiosques de praia ou carrinhos de coco. Quem aí lembra da ação que a cantora Ivete Sangalo fez no jogo?

6. Café Mania

Já em Café Mania, você virava o proprietário de um grande restaurante. Era possível criar um estabelecimento do zero e decorá-lo do seu jeito, além de contratar garçons, criar pratos e expandir os negócios — tudo para tornar a sua empreitada uma das mais populares do jogo.

Continua após a publicidade

5. Segredos do Mar

Chega de administrar fazendas, restaurantes ou cidades: em Segredos do Mar, você controlava um aquário. O objetivo era decorar o ambiente e enchê-lo de peixes. Quando os animais chegaram à fase adulta, você podia colocá-los para reproduzirem e continuarem o ciclo de vida do aquário.

Continua após a publicidade

4. Joga Craque

Uma espécie de RPG de futebol, o Joga Craque colocava o usuário na pele de um jogador profissional de futebol. Em vez de jogar partidas como em um FIFA ou um eFootball, você administrava a sua própria carreira criando treinos, completando trabalhos e até mesmo construindo campos de futebol.

3. Vida Rock

Continua após a publicidade

Vida Rock tinha uma proposta semelhante à de Joga Craque, mas neste game o jogador virava um astro do rock. Você treinava, trabalhava e tocava sozinho em pequenos eventos até se juntar, de fato, a uma banda com outros jogadores. Até foi lançado um Vida Rock 2, mas o jogo não fez tanto sucesso quanto o primeiro.

2. Pet Mania

Seria o Pet Mania um Tamagotchi atualizado? No game, o usuário adotava um bichinho de estimação e personalizava sua cor, os traços do rosto e o nome. Depois, era necessário brincar com ele, alimentá-lo, banhá-lo, levá-lo para fazer compras e fazer de tudo para deixá-lo entretido. Como recompensa, o jogador ganhava dinheiro e experiência para comprar novas roupas e acessórios de decoração para casa.

Continua após a publicidade

1. Vila Mágica

Outro jogo de cuidar de animais, mas estes eram mágicos. O jogador devia deixá-los bem alimentados, limpos e entretidos com passeios e mini games. Também era possível, com o dinheiro adquirido no próprio jogo, comprar móveis e eletrodomésticos para decorar sua casa e seu jardim.

Continua após a publicidade

Com informações de: G1 (1, 2), Exame