Publicidade

Relembre os 10 melhores jogos do Orkut

Por  • Editado por  Bruna Penilhas  | 

Compartilhe:
Divulgação/Vostu
Divulgação/Vostu

Quem usava a internet entre os anos 2004 e 2014 certamente lembrará do Orkut, a rede social do Google de maior sucesso no Brasil. Além das comunidades, dos depoimentos e das legendas (você era confiável, legal e sexy?), algo que marcou o site foram os jogos, os quais rodavam através do extinto Adobe Flash Player. Mesmo após o fim do site, era possível jogar alguns deles também no Facebook — na época, determinadas empresas relataram até queda de produtividade dos funcionários por conta dos games.

Em um clima nostálgico, o Canaltech separou os 10 melhores games da plataforma para relembrar como era boa aquela época. Você sente saudade de algum deles?

10. Buddy Poke

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No Buddy Poke, você criava o seu próprio boneco 3D e, depois, interagia com seus amigos mandando beijos, abraços de urso ou outras ações especiais. Acredite: as pessoas flertavam usando esse game, e há até quem criava videoclipes com os personagens — igualzinho a quem cria vídeos com o The Sims.

Hoje em dia, é fácil encontrar esse tipo de brincadeira em outros dispositivos: por exemplo, a Apple tem os Memojis e o Facebook tem os Avatares. Mas cá entre nós, nenhum deles será tão estiloso quanto os nostálgicos Buddy Pokes.

9. Colheita Feliz 

Nesse game, os jogadores plantavam sementes virtuais, cuidavam dos animais e administravam uma fazenda virtual. Era possível também visitar a fazenda dos seus amigos e roubar as plantações (e o lucro) deles.

O sucesso de Colheita Feliz era tão grande que a marca Bis lançou uma ação dentro do game. Os jogadores plantavam sementes azuis que, em menos de 48 horas, se transformavam em pés de Mini Bis.

Continua após a publicidade

8. Mini Fazenda

Outro game de fazendinha bastante popular na rede social, o Mini Fazenda era mais completo, com mais missões, opções de personalização, sementes e animais. O jogo também incentivava que você ajudasse seus vizinhos (em vez de roubá-los) e os presenteasse com itens.

7. MegaCity

Continua após a publicidade

Neste game, você se tornava o prefeito de uma cidade. Seu objetivo era transformá-la em uma grande metrópole, com casas, edifícios, comércio e avenidas, além de itens decorativos, como quiosques de praia ou carrinhos de coco. Quem aí lembra da ação que a cantora Ivete Sangalo fez no jogo?

6. Café Mania

Já em Café Mania, você virava o proprietário de um grande restaurante. Era possível criar um estabelecimento do zero e decorá-lo do seu jeito, além de contratar garçons, criar pratos e expandir os negócios — tudo para tornar a sua empreitada uma das mais populares do jogo.

Continua após a publicidade

5. Segredos do Mar

Chega de administrar fazendas, restaurantes ou cidades: em Segredos do Mar, você controlava um aquário. O objetivo era decorar o ambiente e enchê-lo de peixes. Quando os animais chegaram à fase adulta, você podia colocá-los para reproduzirem e continuarem o ciclo de vida do aquário.

Continua após a publicidade

4. Joga Craque

Uma espécie de RPG de futebol, o Joga Craque colocava o usuário na pele de um jogador profissional de futebol. Em vez de jogar partidas como em um FIFA ou um eFootball, você administrava a sua própria carreira criando treinos, completando trabalhos e até mesmo construindo campos de futebol.

3. Vida Rock

Continua após a publicidade

Vida Rock tinha uma proposta semelhante à de Joga Craque, mas neste game o jogador virava um astro do rock. Você treinava, trabalhava e tocava sozinho em pequenos eventos até se juntar, de fato, a uma banda com outros jogadores. Até foi lançado um Vida Rock 2, mas o jogo não fez tanto sucesso quanto o primeiro.

2. Pet Mania

Seria o Pet Mania um Tamagotchi atualizado? No game, o usuário adotava um bichinho de estimação e personalizava sua cor, os traços do rosto e o nome. Depois, era necessário brincar com ele, alimentá-lo, banhá-lo, levá-lo para fazer compras e fazer de tudo para deixá-lo entretido. Como recompensa, o jogador ganhava dinheiro e experiência para comprar novas roupas e acessórios de decoração para casa.

Continua após a publicidade

1. Vila Mágica

Outro jogo de cuidar de animais, mas estes eram mágicos. O jogador devia deixá-los bem alimentados, limpos e entretidos com passeios e mini games. Também era possível, com o dinheiro adquirido no próprio jogo, comprar móveis e eletrodomésticos para decorar sua casa e seu jardim.

Continua após a publicidade

Com informações de: G1 (1, 2), Exame