Publicidade

Os 10 melhores jogos de Nintendo 64

Por| Editado por Bruna Penilhas | 03 de Agosto de 2021 às 17h56

Link copiado!

Reprodução/Nintendo
Reprodução/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

2021 é um ano muito especial para o Nintendo 64. O console completa 25 anos de lançamento e chega à marca com status de clássico — e não sem razão, já que a plataforma foi o berço de diversas franquias que são sucesso até hoje, além de ter recebido jogos que se tornaram marcos para a história dos games.

O porquê disso é simples. Lançado em 1996, o Nintendo 64 pegou o salto tecnológico que trouxe os mundos tridimensionais para os videogames. Assim, quem estava habituado a apenas duas dimensões, passou a ver tudo com mais profundidade — e isso implicou não apenas em um ganho visual, mas também em termos de mecânicas e possibilidades. A Nintendo não economizou na criatividade, o que beneficiou demais o sucessor do Super Nintendo (SNES).

Por mais que, na época, ele não tenha se dado tão bem na briga com o PlayStation, o tempo mostrou que o console era realmente tudo aquilo que prometia — e até um pouco mais. Por isso, nada melhor do que celebrar esses 25 anos relembrando aquilo que o sistema trouxe de melhor para a indústria, de acordo com a média das notas do site Metacritic. Será que você jogou todos eles?

Continua após a publicidade

10. Mario Tennis

Ao longo das décadas, Mario já assumiu muitas profissões, do tradicional encanador a médico e piloto de kart. Mas foi no Nintendo 64 que o bigodudo encontrou sua vocação para o esporte com a primeira versão de Mario Tennis. E o jogo conseguiu não só ser uma excelente diversão para até quatro jogadores (a grande novidade do Nintendo 64), como também introduzir a modalidade para um público que nunca tinha tido contato com as raquetes.

Com uma nota média de 91, ele simplifica as regras do esporte para deixá-lo mais amigável e traz todas as maluquices de power-ups que foram vistas antes em Mario Kart. Isso sem falar do excelente elenco — incluindo o lendário Waluigi, que fez sua estreia aqui.

Continua após a publicidade

9. Conker’s Bad Fur Day

Quem cresceu na geração Wii dificilmente acreditaria que a Nintendo já abrigou games politicamente incorretos em seus consoles. No entanto, isso não só aconteceu no N64 com Conker’s Bad Fur Day, como o jogo ainda é um dos melhores do sistema.

Continua após a publicidade

Desenvolvido pela Rare (a mesma de Donkey Kong Country e GoldenEye 007) em sua melhor forma, o jogo é quase como um Se Beber, Não Case, trazendo um esquilo boca suja como protagonista após acordar de ressaca de uma festa sem saber como voltar para casa. A partir disso, o game segue recheado de humor, violência e uma jogabilidade gostosa demais.

8. Wave Race 64

Nos acostumamos tanto a ver jogos de corrida de carros, karts, motos e derivados, que chega a ser estranho se deparar com um game de corrida de jet ski. Só que o Nintendo 64 provou que essa mistura improvável pode funcionar muito bem.

Continua após a publicidade

Wave Race 64 aposta no básico e se beneficia muito das novidades gráficas do console, o que permitiu criar circuitos diversificados que exploram tanto a corrida nas águas quanto os saltos e manobras no ar — tudo isso com um visual deslumbrante para a época.

7. Banjo-Kazooie

Mais um sucesso da Rare que chegou a ser apontado por muitos como um possível mascote para o Nintendo 64 e capaz de rivalizar com o próprio Mario, tamanho o apelo que o game teve em sua época. Um clássico instantâneo que fez por merecer a média de 92 que acumula até hoje.

Continua após a publicidade

O segredo aqui está no mundo muito colorido, nos personagens carismáticos e na jogabilidade que soube usar muito bem os novos recursos que o mundo tridimensional trouxe para o console, criando mecânicas novas que ajudaram a reinventar o gênero plataforma.

6. Paper Mario

O primeiro Paper Mario trouxe o velho mascote da Nintendo de volta para o mundo dos RPGs, mas com uma estética completamente diferente. Em uma época em que todo mundo queria ser 3D, o jogo criou um universo bidimensional em que tudo era feito de pedaços de papel. Uma decisão artística incrível que funciona muito bem e deixa a ambientação muito mais charmosa e fofinha.

Continua após a publicidade

5. Super Mario 64

Eis um jogo que segue sendo lembrado e amado mesmo depois de tanto tempo — o que justifica sua média de 94 no Metacritic ainda hoje. A estreia de Mario no mundo tridimensional aconteceu em grande estilo e estabeleceu muitas mecânicas que passaram a ser replicadas em outros jogos lançados na época e que, de certa forma, seguem sendo usadas até em lançamentos mais recentes.

Continua após a publicidade

Com uma trilha sonora incrível e mundos diversos e criativos, a busca por estrelas enquanto mergulha em quadros é um clássico tão grande do N64 que a Nintendo não pensa duas vezes antes de relançá-lo para outras plataformas. Super Mario 64 ganhou ports para o Wii U, Nintendo Switch e até para Nintendo DS.

4. The Legend of Zelda: Majora’s Mask

Continua após a publicidade

A lista de melhores jogos do Nintendo 64 não estaria completa sem ter um The Legend of Zelda no meio. E Majora’s Mask é um título icônico não apenas por causa do seu belíssimo cartucho dourado que chamava a atenção de qualquer pessoa, mas por ser um excelente game que consegue segurar a barra de ser a sequência de um dos melhores jogos de todos os tempos.

A história aqui deixa de lado a princesa Zelda e coloca o herói Link após os eventos de Ocarina of Time, tendo que lidar com um outro tipo de problema: a Lua está caindo sobre Hyrule e ele tem apenas três dias para impedir o fim do mundo. O jogo se aproveita da mecânica que deu muito certo em seu antecessor e adiciona algumas novidades, como a possibilidade de vestir máscaras que dão poderes especiais ao herói. Tudo isso embalado em uma história que, segundo alguns fãs, é uma das mais pesadas de toda a franquia.

Aliás, Majora’s Mask também é protagonista de uma das mais antigas lendas urbanas da internet: a lenda do cartucho amaldiçoado. Não tem como não amar esse game, não é mesmo?

Continua após a publicidade

3. GoldenEye 007

A grande novidade do Nintendo 64 no lançamento era o multiplayer para até quatro pessoas, sem depender de nenhum acessório adicional para isso — algo que, até então, era inédito nos consoles. E, mais uma vez, foi a Rare quem melhor soube aproveitar isso com GoldenEye 007, o maior clássico das locadoras dos anos 1990.

A campanha do jogo adaptava o filme homônimo de James Bond, que tinha chegado aos cinemas na mesma época. Contudo, foi o multiplayer que eternizou o agente secreto nos games. Com cenários bastante variados, uma galeria incrível de armas e uma jogabilidade precisa e extremamente acessível, GoldenEye se tornou um fenômeno que a franquia nunca mais conseguiu replicar depois.

Continua após a publicidade

2. Perfect Dark

E se nenhum 007 conseguiu repetir esse sucesso, a mesma Rare fez a proeza de refinar tudo o que apresentou para o agente secreto em um game completamente novo e ainda mais genial. Perfect Dark pode ser resumido como um GoldenEye futurista, já que sua jogabilidade é bem parecida, mas com uma ambientação inédita e ainda mais envolvente.

A diferença aqui é que o game se mostrou interessante tanto na sua campanha single-player quanto no multiplayer, que refinou muito bem as mecânicas apresentadas anteriormente e adicionou toda uma história de espionagem e conspiração corporativa que rapidamente conquistou os jogadores.

1. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Sem a menor sombra de dúvidas, o melhor jogo de Nintendo 64 — e, para muitos, de todos os tempos — é The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Ele foi o primeiro da série a adotar o visual tridimensional e, por isso, acabou criando várias mecânicas que são usadas até hoje em muitos lançamentos.

Além disso, a história do Herói do Tempo que precisa transitar entre presente e futuro para salvar a princesa do vilão Ganondorf ganhou ares cinematográficos graças às animações que foram incorporadas ao game e que, à época, foram revolucionárias. Tudo isso pesa bastante a favor de Ocarina of Time e faz com que a sua nota 99 no Metacritic seja mais do que justificável.

E você? Concorda com a lista? Quais são os seus jogos favoritos do Nintendo 64? Conte nos comentários abaixo.