Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores jogos de Mario já lançados

Por| 04 de Setembro de 2020 às 19h00

Link copiado!

Nintendo
Nintendo

O bigodudo mais famoso dos games está fazendo aniversário de 35 anos. A Nintendo já prometeu lançar algumas coletâneas dos principais títulos de Mario para o Switch, colocando basicamente todos os games centrais em seu console mais recente.

Se você quer conhecer mais da história do mascote da empresa, mas não sabe por onde começar, selecionamos aqui os dez melhores jogos de Mario já lançados. Mas antes de irmos à lista, valem algumas observações.

Esta lista contempla não somente o que podem ser considerados os melhores títulos tecnicamente, mas também os mais importantes dentro de seu contexto. Além disso, games de esporte e grupo do bigodudo, como Mario Kart e Mario Party, ficaram de fora.

Continua após a publicidade

10. Donkey Kong (Arcade)

É até curioso pensar que o primeiro game da nossa lista não seja exatamente de Mario. Os mais desavisados podem não saber que o personagem entrou no mundo dos games para ser o herói contra Donkey Kong.

O game pode não ser o melhor em termos técnicos, mas é extremamente importante para a história dos jogos. Foi o arcade Donkey Kong que ajudou a popularizar os games em 1980 e segurar a bolha que estourou e quase fez com que o setor desaparece ainda sem seu começo.

Continua após a publicidade

Além disso, foi em Donkey Kong que a Nintendo descobriu a força de Mario e o estabeleceu como este bigodudo.

9. Super Mario Maker 2

Em se tratando de história dos games, Super Mario Maker 2 é um título muito interessante para se ter um gostinho do passado. O jogo basicamente é uma ferramenta que permite aos jogadores criarem suas próprias fases de Mario 2D e compartilhar com outras pessoas.

Continua após a publicidade

A beleza desse jogo é que ele conta com uma comunidade forte e que lança semanalmente fases criativas, desafiadoras ou que simplesmente passam a sensação de relaxamento e diversão do passado.

Atualmente, o título está disponível no Nintendo Switch.

8. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Continua após a publicidade

Lançado para o Super Nintendo em 1996, esta é a empreitada da Big N em parceria com a Square (dona de Final Fantasy). Este é um título megaimportante para a história da empresa, uma vez que adiciona algumas ferramentas e ideias que são amplamente utilizadas até hoje em diversos jogos da franquia.

Por exemplo, o sistema de turnos em que o usuário precisa apertar os botões de ataque e defesa para melhorar atributos no tempo correto ainda está em Paper Mario: The Origami King,lançado em 2020.

Também é nesta franquia que nasce a ideia de um mundo menos maniqueísta, no qual Bowser e seus capangas vivem uma dicotomia entre brigar com Mario, mas ajudar a salvar o Reino dos Cogumelos.

Continua após a publicidade

Atualmente, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars não está disponível para compra em nenhum console.

7. Paper Mario: The Thousand-Year Door

Esse é considerado por muitos o melhor jogo da série Paper Mario. Lançado originalmente para o GameCube em 2004, o título pega grande parte das mecânicas do Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars e amplia para uma aventura complexa e longa.

Continua após a publicidade

O jogador visita várias cidades e entra em combates por turno, que são bastante divertidos. O ponto interessante deste jogo é que, ao propor brincar com Mario de papel (em 2D) em um mundo tridimensional. Os gráficos similares a desenhos animados também fazem com que este título envelheça muito bem, podendo ser aproveitado até hoje com tranquilidade.

Infelizmente, é preciso ter um GameCube com o jogo original para curtir a história.

6. Super Mario 3D Land

Continua após a publicidade

Achou que iríamos esquecer os portáteis da Nintendo? Pois bem, Super Mario 3D Land chega com a proposta de usar todo potencial do Nintendo 3DS, sobretudo os efeitos de profundidade.

O interessante é que este título consegue mesclar muito bem a ideia de um game 2D da franquia, ambientado em fases, um hub mundial e visão isométrica 3D. Diferente dos outros títulos de Mario desde o Nintendo 64, nos quais a câmera está nas costas do personagem, aqui você tem a impressão de estar jogando um game de tabuleiro 3D.

Com fases criativas e um pós-game bem desafiador, é certamente um dos melhores títulos da franquia.

Atualmente, está disponível apenas para o 3DS. Contudo, em breve a Nintendo vai lançar Super Mario 3D World com jogabilidade semelhante à original do WiiU no Switch.

Continua após a publicidade

5. Super Mario Bros. 3

Este game representa a apoteose do que foi os títulos de Mario para o Nintendinho. Se o primeiro game do bigodudo para o console é um clássico e criou um modo de se fazer jogo para o aparelho, Super Mario Bros. 3 eleva esta experiência lançando diferentes mundos, com mais mecânicas e com muitas, mas muitas variações que acompanham o jogador até a última fase.

Aqui, a Nintendo também começa a explorar mais os itens escondidos e lançar um título que é amplamente maior que o primeiro. Por fim, também retira da série a ideia arraigada de jogo de arcade que o primeiro ainda trazia para o Nintendinho.

Continua após a publicidade

Atualmente, é possível jogar Super Mario Bros. 3 com a assinatura do Nintendo Switch Online.

4. Super Mario 64

Este é um nome que quase entrou para o pódio dos melhores títulos de Mario aqui no Canaltech. Entretanto, é certamente um título importantíssimo não só para a franquia da Nintendo, bem como para a história dos games 3D.

Continua após a publicidade

Com a chegada da geração Nintendo 64 e PlayStation, os desenvolvedores começaram a tentar pensar em uma forma confortável para fazer o jogador se movimentar por um mundo tridimensional sem se perder pelo cenário.

Super Mario 64 foi um dos primeiros a resolver isso colocando a visão nas costas do personagem, além de permitir a movimentação com o analógico no lugar do D-pad (ainda excelente para 2D). Grande parte dos títulos de plataforma 3D até hoje usam de técnicas criadas neste jogo.

Além disso, estamos falando de um game complexo, com dezenas de fases e com modificadores como o chapéu de voar.

A Nintendo relançou o título para o Switch em um pacote 3D, que também inclui Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy

3. Super Mario World 2:  Yoshi’s Island

Muita gente pode até dizer que este jogo na verdade é do dinossaurinho que acompanha o bigodudo, e não do nosso nobre protagonista da Nintendo. Contudo, o game foi concebido para ser uma continuação do sucesso Super Mario World.

Ele entra em um posto tão alto na nossa lista exatamente pelo quão diferente (e divertido) é. Shigeru Miyamoto queria fazer algo que não fosse igual ao game de estreia do Super Nintendo, apostando em um visual que lembra desenho com giz e um Mario bebê sendo carregado pelo Yoshi.

O título traz uma mecânica curiosa na qual os inimigos são, ao mesmo tempo, uma ameaça e munição quando transformados em ovos.

Super Mario World 2: Yoshi’s Island atualmente está disponível no Switch dentro da assinatura do Nintendo Switch Online.

2. Super Mario Galaxy 2

Este é o motivo pelo qual Super Mario 64 não ficou no pódio desta lista. Embora o jogo do Nintendo 64 seja especial por criar toda uma forma de jogar em 3D, Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2 é quem pegam todas estas mecânicas e extrapolam em esferas universais no Wii.

Super Mario Galaxy 2 traz as fases mais criativas dos jogos principais do bigodudo, fazendo o jogador pensar realmente em âmbito tridimensional, adicionando bastante verticalidade aos pequenos mundos que propõe.

Assim, pode ser considerado uma evolução do que o jogo do Nintendo 64 propôs anteriormente, adicionando elementos que modificam bastante a jogabilidade.

Atualmente, não há uma forma mais atual de jogar Super Mario Galaxy 2. Contudo, Super Mario Galaxy estará no pacote de títulos 3D da Nintendo.

1. Super Mario World

Nosso vencedor é o título de estreia do Super Nintendo. Assim como Super Mario Galaxy, Super Mario World chega como uma evolução importante do Mario Bros., não somente listando as fases, mas criando um verdadeiro mapa a ser explorado.

Aqui, também leva adiante os diferentes caminhos e itens secretos, fazendo com os jogadores voltem sempre nas fases para encontrar objetos e passagens secretas.

O título também introduz mecânicas bastante diferentes, como os blocos "!", a mecânica de Yoshi comendo os inimigos (depois extrapolada em Yoshi’s Island) e a capa voadora. Ainda, foi provavelmente o primeiro jogo a que muita gente teve acesso com seu Super Nintendo.

Se você quiser colocar as mãos em Super Mario World, o jogo está disponível no Switch no pacote de jogos do Super Nintendo para assinantes do Switch Online.

Vale lembrar que fazer uma lista com 10 jogos de uma franquia tão rica e recheada de games bons não é uma tarefa fácil e, claro, muita coisa fica de fora. Entretanto, você pode colocar nos comentários aquele game que não pode ficar de fora da sua lista pessoal.