Publicidade

Mods de RTX mudam visual de Tomb Raider e NFS Underground II

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Janeiro de 2024 às 19h15

Link copiado!

Cycu1
Cycu1

A comunidade modder está aproveitando o período de beta aberto do RTX Remix, ferramenta que permite a personalização fácil de games antigos. Após remasterizações de Half-Life e Max Payne, o canal do YouTube Cycu1 comparou as diferenças que a tecnologia faz em clássicos como o Tomb Raider de 1996 e o famoso Need for Speed Underground II

Começando pelas aventuras de Lara Croft, o game de aventura lançado há 27 anos mostra evoluções bem interessantes ao ter a iluminação via Ray Tracing habilitada. O mod consegue melhorar aspectos de profundidade e sombreamento, fazendo até mesmo com que a silhueta da protagonista pareça mais suave e menos quadradona. Certamente, os reflexos de luz na caverna dão mais vida ao título e ajudam a diferenciar mais do cenário.

Por outro lado, o icônico jogo de corrida da EA lançado em 2004 não se saiu tão bem assim. A aplicação do RTX Remix torna boa parte das texturas emborrachadas e sem profundidade, piorando o aspecto geral de um game que já era bem bonito para época de seu lançamento. No entanto, o Ray Tracing melhora os reflexos de poças d'água no asfalto, gerando um efeito até que bem impressionante. 

Continua após a publicidade

RTX Remix não faz milagres

Embora o RTX Remix seja uma ferramenta muito interessante para os modders melhorarem games antigos, as imagens mostram que a tecnologia não faz milagres. Apesar da implementação em Tomb Raider ser competente na iluminação, as texturas ficam com um aspecto muito pixelado, possivelmente por conta de alguma alteração na resolução. Já Need For Speed perde contraste e nitidez, melhorando apenas reflexos pontuais nas pistas. 

Isso não é exatamente uma surpresa. O RTX Remix atua na plataforma NVIDIA Omniverse e utiliza inteligência artificial para transformar assets em um formato universal. Assim, os usuários podem alterar texturas, iluminação, expressões e outros detalhes em games com base nas APIs DirectX 8 e 9.

Continua após a publicidade

Os mods de RTX para Tomb Raider e Need for Speed Underground II podem ser baixados gratuitamente no Github.