Max Payne RTX Remix faz FPS cair de 1400 para 65 na RTX 4080
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Após o RTX Remix ficar disponível para todos nas últimas semanas, a comunidade modder não perdeu tempo e resolveu alavancar uma remasterização de Max Payne com muitas alterações visuais. O projeto inseriu a tecnologia de iluminação realista do Path Tracing, mas o desempenho chega a cair de 1.400 FPS para 65 FPS ao ativar o RTX.
Quem joga no PC sabe o quão pesada é a tecnologia do Ray Tracing. Em May Payne RTX Remix, feito por fãs e ainda em estágio de desenvolvimento, as coisas ficam surreais. Em um vídeo comparativo feito pelo youtuber MxBenchmarkPC, o jogo sai de 1.387 FPS em uma cena no metrô para incríveis 65 FPS apenas ao ativar o traçado de raios.
O teste foi conduzido em uma GeForce RTX 4080 e um processador Intel Core i7-10700F, somado a 16 GB de RAM. Embora esse i7 de 10ª geração até possa ser um impeditivo em conseguir um desempenho melhor, a redução gritante na taxa de quadros tem nome e sobrenome: path tracing. A tecnologia habilita todos os pontos de luz da iluminação global de uma cena, fazendo com que o resultado seja essa queda absurda na performance.
Max Payne RTX Remix precisa de otimização
Certamente, é preciso ter um pouco de bom senso nessas situações. O projeto de remasterização é feito por fãs e ainda não passou pelos estágios adequados de otimização. Ademais, esse é um daqueles trabalhos em progresso, visto que não foi oficialmente lançado pelos desenvolvedores. Também é preciso considerar que a tecnologia do Path Tracing é embrionária até mesmo para grandes empresas, considerando que o primeiro game a popularizar e implementar isso corretamente é o recente Alan Wake 2.
O RTX Remix é uma tecnologia proprietária da NVIDIA que funciona no ecossistema Omniverse. O recurso possibilita criar mods em games de DirectX 8 e 9, como Max Payne, e dá liberdade para os desenvolvedores melhorarem assets de texturas, iluminação, mais fidelidade nos modelos, etc.
Max Payne RTX Remix pode ser baixado e testado apenas na fase da estação Roscoe Street Station. Vale lembrar que a Remedy Entertainment, desenvolvedora original da franquia, trabalha em dois remakes de Max Payne já oficialmente confirmados.