RTX Remix | Ferramenta para modders entra em beta aberto
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Após passar um bom tempo em modo de beta fechado para desenvolvedores, o RTX Remix da NVIDIA entrou em beta aberto oficialmente nesta segunda-feira (22). A notícia, que já havia sido antecipada pela companhia, é recebida com entusiasmo pela comunidade modder, que agora terá mais liberdade para transformar e remasterizar seus games favoritos.
O RTX Remix é uma ferramenta desenvolvida no ecossistema NVIDIA Omniverse. Segundo a própria empresa, ela permite que os modders peguem arquivos e assets facilmente dentro dos games e melhorem esses dados com ajuda de IA para criar novas versões remasterizadas desses materiais.
De maneira mais técnica, o Remix pega os arquivos e os transforma em um padrão universal, o OpenUSD. Assim, os modders podem transferir os assets para diversos aplicativos de edição para trabalhar e sem arriscar encontrar incompatibilidade ou problemas maiores, já que tudo fica centralizado nesse formato único.
Ray Tracing é o foco do RTX Remix
Completamente gratuito, o RTX Remix não se limita apenas a criar texturas ou modelos melhores. Como o nome sugere, os usuários podem retrabalhar o aspecto da iluminação global e inserir o Ray Tracing, inclusive, com iluminação total dos pontos de luz feitos através do Path Tracing.
A ferramenta funciona em games antigos, preferencialmente aqueles desenvolvidos nas APIs DirectX 8 e DirectX 9 com pipelines de desenvolvimento gráfico fixas. Para a companhia, esse avanço significa em uma transformação completa na maneira na qual os mods são criados para os games.
O RTX Remix pode ser baixado no site oficial da NVIDIA. A companhia verde também auxilia ativamente no desenvolvimento de um mod para inserir a tecnologia do Ray Tracing em Half-Life 2, mas a lista completa de jogos disponíveis pode ser encontrada na lista da comunidade ModDB.