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Microsoft queria tirar a Sony do mercado de consoles com compra de estúdios

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Junho de 2023 às 12h05

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Reprodução/Montagem/Canaltech
Reprodução/Montagem/Canaltech
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A Microsoft teria tentado tirar a rival Sony do mercado de games com a estratégia agressiva de comprar grandes estúdios, como Bethesda e Ninja Theory. A informação surgiu a partir de um suposto email enviado pelo chefe da Xbox Game Studios, Matt Booty, em 2019 e que veio à tona agora durante o processo que pode aprovar ou não a aquisição da Activision Blizzard.

Na mensagem obtida pela Federal Trade Commission (FTC), o órgão regulador dos Estados Unidos que avalia e investiga a prática de truste na compra da empresa, o executivo fala abertamente sobre os impactos que essas aquisições teriam na rival japonesa. “A Sony é a única jogadora que poderia competir com o Game Pass e nós temos dois anos e 10 milhões de assinantes de vantagem”, escreve. “Nós estamos em uma posição única para conseguir tirar a Sony do mercado”.

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A intenção de Booty, como suas mensagens apontam, seria investir algo próximo de US$ 3 bilhões apenas em 2020 na compra de produtoras com o simples propósito de segurar a Sony e conter o crescimento do PlayStation. No email, ele ainda aponta que a Microsoft precisaria agir rápido nessas aquisições para não deixar que a concorrência se tornasse a “Disney dos jogos” em termos de conteúdos de peso.

Sega e Bungie na mira da Microsoft

Outros emails obtidos pela FTC apontam alguns desses estúdios que estavam na mira da Microsoft dentro desse plano de aquisição para barrar os rivais e minar a concorrência. E, entre os nomes que mais chamam a atenção nas trocas de mensagem analisadas pelo órgão regulador, estão a Bungie e a SEGA.

O interesse na Bungie é mais do que óbvio. O estúdio foi responsável pela criação da franquia Halo, uma das marcas mais poderosas do Xbox até hoje e também deu vida à série Destiny, apontada nas conversas como um grande atrativo de assinantes do Xbox Game Pass. Já a criadora do Sonic seria interessante pela sua vasta galeria de títulos e pela força de suas franquias tradicionais, incluindo o próprio ouriço e as sagas Yakuza e Persona.

Só que a Microsoft não conseguiu comprar essas empresas. No caso da Bungie, o estúdio foi adquirido pela Sony no início 2022 — algo que foi visto, inclusive, como resposta à tentativa do Xbox de tomar a Activision para si. Já a SEGA estreitou seus laços com a fabricante, com vários de seus anúncios sendo feitos em suas apresentações, como os recentes Persona 3 REload, Metaphor: ReFantazio e Like a Dragon: Infinite Wealth.

Além das duas, marcas como IO Interactive, NetEase e Zynga também tiveram sua compra sugerida nas conversas.

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Coisa do passado

Apesar de os emails virem à tona em meio ao processo que pode validar ou não a compra da Activision Blizzard, a Microsoft diz que o plano de tirar a Sony do mercado é algo que nunca foi colocado em prática e nem deveria ser considerado pela FTC.

De acordo com o gerente de assuntos públicos da empresa, David Cuddy, a postura nunca foi adotada pela fabricante e que o simples fato de o suposto email ter mais de três anos já mostra o quanto nada do seu conteúdo se concretizou. Em nota enviada ao site The Verge, ele fala que a mensagem é anterior à política atual de aquisições da marca e que se refere a tendências que eles nunca buscaram alcançar. Para ele, são assuntos passados que nada tem a ver com a compra da Activision em questão.