Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 jogos que brilharam nos anos 2000

Por| Editado por Bruna Penilhas | 09 de Maio de 2022 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Gravity Interactive/Rockstar Games/Valve
Divulgação/Gravity Interactive/Rockstar Games/Valve

Os jogos de hoje em dia podem ter gráficos ultrarrealistas e histórias cinematográficas, mas só quem viveu os anos 2000 sabe da preciosidade dos jogos da época. OK, a internet discada era lerda e os gráficos exibidos em TVs de tubo não eram lá essas coisas, mas os games da época continuavam extremamente divertidos, seja para jogar sozinho ou com amigos em lan houses.

Nesta lista, o Canaltech relembra 10 jogos que fizeram a nossa alegria nos anos 2000. Você jogou eles? Lembra de algum outro que merecia entrar na lista? Compartilhe conosco através das redes sociais.

10. Ragnarok Online

Continua após a publicidade

Gratuito e levinho para rodar em qualquer PC, Ragnarok Online é um MMORPG baseado na mitologia nórdica que bombava nas lan houses do Brasil inteiro. Você cria seu personagem do zero, com mais de 50 classes de personagens e 10 caminhos diferentes para escolher, e parte para explorar regiões, resolver missões e enfrentar monstros icônicos — alguns fofos demais, como o Porigon — com várias outras pessoas simultaneamente.

9. Halo: Combat Evolved

Continua após a publicidade

Jogo de tiro em primeira pessoa, Halo: Combat Evolved foi o carro-chefe do primeiro Xbox, e continua sendo até hoje nos novos consoles. O game marcou o gênero de FPS e trouxe controles e funções que os games usariam como padrão anos depois. O jogador assume o papel de Master Chief que, acompanhado da inteligência artificial Cortana — sim, é o mesmo nome da inteligência artificial do Windows —, descobre a existência de um anel planetário capaz de aniquilar toda a vida da galáxia.

8. Super Smash Bros. Melee

Lançado em 2001 para o Game Cube, Super Smash Bros. Melee é o segundo jogo da série de luta da Nintendo. O gameplay é extremamente rápido, frenético e agressivo, permitindo que o jogador adapte os controles ao seu próprio estilo de jogo. Por isso, o game continua sendo extremamente popular até hoje, principalmente entre os jogadores competitivos.

Continua após a publicidade

7. Call of Duty 4: Modern Warfare

A guerra sempre foi uma temática popular nos videogames, e chegou ao seu ápice com Call of Duty 4: Modern Warfare, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360. Porém, em vez de retratar os confrontos da Segunda Guerra Mundial, o game mostra a luta contra o terrorismo mundial — tudo em uma experiência cinematográfica que marcou a franquia.

6. Diablo II

Continua após a publicidade

Um dos RPGs mais populares de todos os tempos, Diablo II foi lançado no ano 2000 para PC. O jogador escolhia a sua classe preferida — são cinco, no total, ou sete contando com a DLC Lord of Destruction — e inicia uma caçada ao Errante Sombrio, controlado pelo “tinhoso” Senhor do Terror. Mas é claro que essa jornada não é tão fácil assim; na verdade, é um verdadeiro inferno. Uma versão remasterizada, com gráficos atualizados, foi lançada em 2021.

5. Half-Life 2

Continua após a publicidade

Half-Life 2 foi lançado em 16 de novembro de 2004 com uma série de referências ao livro 1984, de George Orwell. A história, que se passa cerca de 20 anos após a do primeiro jogo, acompanha Gordon Freeman a caminho da Cidade 17 após o incidente da Black Mesa. O game recebeu dezenas de prêmios de Melhor Jogo do Ano, e trouxe inovações significativas em relação aos gráficos, à física e à profundidade narrativa. Também foi nesse game que conhecemos a Gravity Gun, uma das armas mais icônicas da franquia, é claro. Para muitos, este é um dos melhores jogos de todos os tempos.

4. Wii Sports

O Wii Sports era um jogo gratuito que já vinha pré-instalado no console da Nintendo. Além de ser revolucionário para a época graças aos controles de movimento do Wii Remote, o game é muito divertido para reunir amigos e familiares em frente à televisão — por aqui, tornou-se comum e popular nos espaços de buffets infantis. Os jogadores podem praticar tênis, beisebol, boliche, golfe e boxe. Caso queira matar a saudade, o Nintendo Switch Sports continua bem o legado do game e já está disponível.

Continua após a publicidade

3. Counter-Strike 1.6

Um dos jogos preferidos de quem fazia “corujão” em lan houses, CS 1.6 andou para que CS: GO pudesse correr! O jogo nasceu de um mod de Half-Life, da Valve, e fez tanto sucesso que a empresa abraçou comprou os direitos do game. Entre os mapas mais icônicos, estão Aztec, Dust2 e Pool Day. Vale lembrar também o mapa cs_rio que, apesar de não ser oficial, acabou banindo o game do país em 2008.

2. World of Warcraft

Continua após a publicidade

Produzido pela Blizzard Entertainment, World of Warcraft consolidou o gênero dos MMORPGs pelo mundo. O jogo tem uma mecânica de progressão online e uma infinidade de missões, regiões e jogadores para conhecer em Azeroth. Por anos, World of Warcraft liderou o gênero, até perder espaço para Final Fantasy XIV em 2021. A franquia é atualizada até hoje e deve ganhar uma expansão nova, Dragonflight, em breve.

1. GTA San Andreas

Continua após a publicidade

Quase todo mundo que teve um PlayStation 2 tinha um disco de Grand Theft Auto: San Andreas: o título da Rockstar Games foi o jogo mais vendido do console. Não à toa, é o preferido dos fãs da franquia até hoje. O jogo acompanha a história de CJ voltando para a Groove Street, encontrando seus ex-companheiros de gangue e enfrentando problemas com a polícia. Aqui no Brasil, por conta do mercado pirata, os jogadores podiam encontrar versões alternativas e modificadas de San Andreas. O game está disponível em uma trilogia remasterizada, mas que não foi bem recebida pelo público.