Publicidade

Hogwarts Legacy: tudo o que sabemos sobre o jogo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 25 de Março de 2022 às 19h30

Link copiado!

Divulgação/Warner Bros. Interactive Entertainment
Divulgação/Warner Bros. Interactive Entertainment
Harry Potter

Hogwarts Legacy, um dos jogos mais aguardados de 2022, chegará no fim do ano para consoles e PC. O game derivado de Harry Potter está sendo produzido pela Avalanche Software, e será distribuído pela Portkey Games — um selo da Warner Bros. Interactive Entertainment.

Este é o jogo mais recente da franquia desde 2013, quando Book of Potions foi lançado para PlayStation 3. Após quase uma década, o que os fãs podem esperar do novo game de Harry Potter sem Harry Potter? Contamos tudo o que sabemos sobre o título neste especial.

Continua após a publicidade

Qual será a história de Hogwarts Legacy?

Ambientado nos anos 1800, o game se passa antes dos eventos da franquia principal. Seu personagem será um novo aluno na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que está começando os estudos atrasado, no quinto ano. Porém, você não será um aluno comum: o protagonista possui uma habilidade incomum de dominar a Magia Antiga. “Só você pode decidir se protegerá este segredo para o bem de todos, ou ceder à tentação de uma magia mais sinistra”, diz a descrição oficial do jogo.

Ao longo da jornada, você conhecerá o Professor Fig, um personagem inédito que irá acompanhá-lo e responder a algumas de suas perguntas. Haverá também uma espécie de rebelião liderada por um duende chamado Ranrok, que, provavelmente, será o antagonista do jogo. “O Mundo Mágico está repleto de perigos, incluindo criaturas corrompidas por uma força mágica, bruxas e bruxos sinistros, bem como uma possível rebelião dos duendes”, explica a Warner Bros.

Continua após a publicidade

Como será o gameplay de Hogwarts Legacy? Poderei escolher minha casa?

O game será um RPG de mundo aberto em terceira pessoa. Logo no início do jogo, você escolherá a casa da qual quer fazer parte (Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa ou Corvinal) e criará seu avatar do jeito que quiser. Também haverá vários itens cosméticos, como roupas, chapéus, capas e acessórios para montar o visual do personagem.

Hogwarts Legacy deve permitir a criação de personagens trans, segundo uma reportagem da Bloomberg. Isso ainda não foi confirmado oficialmente pela Warner Bros. A novidade é bem-vinda por si só, já que aumenta a diversidade e a representatividade no game, mas é ainda mais importante quando lembramos que a autora dos livros, J. K. Rowling, já deu inúmeras declarações transfóbicas.

Continua após a publicidade

Com o personagem pronto, será possível explorar Hogwarts e os arredores da escola. Vasculhe todos os cantos do castelo ou visite masmorras, a Floresta Proibida e até a cidade de Hogsmeade. Você também poderá andar pelo Salão Comunal de sua Casa ou pelos Salões Comunais mistos, repletos de colegas de outras Casas.

E como todo bom bruxo, é claro que nosso personagem terá uma varinha mágica. O objeto será usado em combates frenéticos contra vários inimigos ao mesmo tempo, os quais usam "maldições explosivas, feitiços atordoantes, armas encantadas e muito mais". Você precisará misturar vários feitiços para se defender, atordoar e atacar os inimigos, e todos eles são lançados em alta velocidade.

Por exemplo, o Protego cria um escudo que repele ataques à distância, e o Experlliarmus pode desarmar inimigos. O Accio deve ser útil em quebra-cabeças, mas também para "puxar" itens e inimigos; já o Estupefaça os derruba e os atordoa, enquanto o Incendio os incendeia. Esses são apenas alguns dos feitiços que farão parte do jogo... e, sim, o Avada Kedavra também estará no game.

Continua após a publicidade

Mas antes de cair na porradaria, será importante dar uma passadinha na Sala Precisa. Quem leu os livros e assistiu aos filmes deve lembrar que o local é escondido, e aparece somente para quem realmente precisa dela; em A Ordem da Fênix, os alunos usam a sala para treinar feitiços e montar a Armada de Dumbledore. No game, seu personagem utilizará a área como um refúgio para criar poções, cultivar plantas e cuidar de animais fantásticos. Também será possível customizar o interior da sala do jeito que preferir.

Hogwarts Legacy terá multiplayer?

Não. Esta será uma aventura single-player, e não há indícios de que haverá um modo multiplayer ou cooperativo. A Avalanche também já confirmou que o game não contará com microtransações.

Continua após a publicidade

Poderei frequentar aulas em Hogwarts Legacy?

Como o jogo se passa em uma escola, é claro que deveremos comparecer a algumas aulas para aprender poções e feitiços. Entre as aulas já divulgadas, estão as de Defesa Contra as Artes das Trevas, Herbologia e Transfiguração, por exemplo. Também poderemos colocar a nossa varinha mágica para jogo, duelando com outros personagens e criaturas inimigas.

Todos os conhecimentos que você aprender serão úteis para melhorar as habilidades do seu personagem. Também podemos esperar por um sistema de moralidade, ou seja, as decisões dos jogadores podem fazer com que o protagonista siga por um caminho sombrio ou heroico.

Continua após a publicidade

Poderei voar em Hogwarts Legacy?

Sim! Podemos esperar por treinos de Quadribol e aulas de voo em vassouras mágicas. Também poderemos montar em um hipogrifo e sobrevoar o mundo aberto do game.

Harry Potter aparecerá em Hogwarts Legacy?

Continua após a publicidade

Infelizmente, não. Como explicamos, o game é ambientado no fim dos anos 1800, quando Harry Potter, Hermione Granger ou Ron Weasley nem estavam vivos — a história principal ocorre entre 1991 e 1998. Por isso, os personagens não estarão presentes no game. Nos trailers, entretanto, vemos um fantasma bem familiar: o Nick Quase Sem Cabeça, residente da Torre da Grifinória.

J. K. Rowling está envolvida em Hogwarts Legacy?

Continua após a publicidade

A criadora da franquia não está trabalhando com a equipe de desenvolvedores de Hogwarts Legacy. Apesar de ser uma história inédita, sem ligação direta com os livros e filmes, a trama será fiel “à visão de J. K. Rowling”. A própria Warner Bros. ressalta o seguinte, em uma página de perguntas e respostas:

“J.K. Rowling apoia a Portkey Games e confiou o design e a criação dos jogos à Warner Bros. Games e aos desenvolvedores envolvidos. Sua equipe também colaborou com a Warner Bros. Games em todos os aspectos de Hogwarts Legacy para garantir que continue sendo uma verdadeira parte da experiência do Mundo Mágico e esteja de acordo com a criatividade e a magia que os fãs esperam.”

Este questionamento tem se tornado frequente, principalmente entre a comunidade de fãs de Harry Potter, devido às declarações transfóbicas de J. K. Rowling nas redes sociais. A autora já debochou de uma manchete que citava o termo “pessoas que menstruam”, e afirmou que apagar o conceito de sexo “remove a capacidade de muitos de discutir significativamente suas vidas”.

Em 2020, a autora também publicou um livro, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, chamado Troubled Blood (Sangue Perturbado, em tradução livre). A história acompanha um homem cis gênero (ou seja, que nasceu com a genitália masculina e se identifica como homem) que se veste de mulher para matar suas vítimas, mulheres cis gênero. Ativistas da comunidade LGBTQIA+ acreditam que a trama seja baseada em transfobia.

Continua após a publicidade

As falas foram repudiadas, inclusive, pelo próprio elenco dos filmes, como Daniel Radcliffe (Harry), Emma Watson (Hermione), Rupert Grint (Rony), Eddie Redmayne (Newt) e mais. No site da Trevor Project, uma organização sem fins lucrativos que luta contra o suicídio de jovens LGBTQIA+, Radcliffe escreveu o seguinte:

"Mulheres trans são mulheres. Qualquer afirmação que diga o contrário apaga a identidade e a dignidade da população trans e vai contra todos os conselhos dados por associações de profissionais de saúde, que sabem muito mais sobre o assunto do que eu ou a Jo [J. K. Rowling].”

Apesar de não estar diretamente ligada à produção de Hogwarts Legacy, J. K. Rowling será remunerada em dinheiro pelo uso da sua propriedade intelectual.

Em que dia Hogwarts Legacy será lançado?

Continua após a publicidade

A data completa de Hogwarts Legacy ainda não foi divulgada. A Warner Bros. Games informou apenas que o jogo será lançado no fim de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC. Também não sabemos o preço, e nem se haverá upgrade entre gerações.

Trailers e vídeos oficiais

State of Play — Apresentação oficial do gameplay

Trailer de revelação

Com informações: Bloomberg, Folha de S.Paulo (1, 2), Game Rant, Hugo Gloss, Push Square,The Trevor Project, Warner Bros. Games