Os jogos mais aguardados de 2022

Os jogos mais aguardados de 2022

Por Lucas Arraz | Editado por Bruna Penilhas | 30 de Dezembro de 2021 às 14h00
Montagem/Canaltech/Reprodução/Nintendo/Ubisoft/Massive

Um novo ano, uma nova onda de hype para a indústria de videogames. Com a chegada de 2022, veremos uma nova leva de jogos antecipados. Os títulos previstos incluem sequências, franquias inéditas e até adaptação de filmes.

Os próximos meses prometem ainda reforçar o uso da potência da nova geração. É esperado que os jogos explorem o poder de processamento do SSD do PlayStation 5 e dos Xbox Series X e Series S, além de surpreender com um novo refinamento gráfico. Confira a seguir a nossa lista com os jogos mais aguardados de 2022, até agora (lembrando que ainda existe a possibilidade de alguns títulos serem adiados).

15. Rainbow Six: Quarantine (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC)

Jogos de tiro cooperativos estão em alta. Após Back 4 Blood e Aliens: Fireteam Elite, em 20 de janeiro de 2022, jogadores de consoles e PC vão encarar outra ameaça em Rainbow Six: Quarantine.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O próximo shooter co-op tático da Ubisoft colocará equipes de três jogadores em missões intensas e imprevisíveis contra uma ameaça alienígena. O jogo promete introduzir 10 arquétipos de inimigos com mutações aleatórias.

Inimigos sofrerão mutações em jogo da Ubisoft (Imagem: Divulgação/Ubisoft)

Serão, ao todo, 12 mapas cheios de desafios, que prometem testar o conhecimento, cooperação e habilidades táticas dos times. Cada incursão será única graças a variáveis dinâmicas incluídas no jogo.

14. Kirby and the Forgotten Land (Nintendo Switch)

Após Masahiro Sakurai terminar os trabalhos com Super Smash Bros. Ultimate, o criador do Kirby finalmente verá outra aventura do protagonista rosa emergir. Forgotten Land é o mais novo título do mascote, anunciado durante a Nintendo Direct de setembro.

O jogo totalmente 3D levará os jogadores a explorarem livremente um mundo aberto ambientado nas ruínas de uma civilização pós-apocalíptica. O game estreia no final de 2022 diretamente no Nintendo Switch.

13. Gran Turismo 7 (PS4 e PS5)

2021 foi o ano do Xbox receber o ótimo Forza Horizon 5. No próximo ano, será a vez dos donos de PlayStation, fãs de automobilismo, serem agraciados. Gran Turismo 7 contará com mais de 420 carros disponíveis para corridas em mais de 90 pistas em condições climáticas dinâmicas, incluindo pistas clássicas da história do GT.

O jogo promete recriar o visual e a sensação de motores clássicos e supercarros, além de trazer de volta o Modo de Simulação GT. Para quem aprecia enfrentar outros pilotos, é possível competir no Modo GT Sport. Gran Turismo 7 chega em 4 de março de 2022.

12. Splatoon 3 (Nintendo Switch)

Um dos multiplayers mais divertidos da Nintendo, Splatoon recebe uma sequência em 2022. O terceiro capítulo da franquia terá um modo história intitulado "Return of the Mammalians" e apresentará as Splatlands, um deserto soalheiro habitado por Inklings e Octolings enrijecidos pelos combates.

No centro do novo local, encontra-se Splatsville, a "cidade do caos", que servirá de palco para combates com novas armas e poderes especiais. Entre os destaques do arsenal está uma arma em forma de arco para lançar tinta.

11. Horizon Forbidden West (PS4 e PS5)

Aloy parte para desbravar o Oeste Proibido em Horizon Forbidden West, sequência de Horizon Zero Dawn que chegará aos consoles da Sony em 18 de fevereiro de 2022.

Na trama, a protagonista deve descobrir o segredo por trás do colapso iminente da Terra. Pelo caminho, Aloy reencontra velhos amigos, forja alianças com novas facções e enfrenta máquinas inéditas e inimigos montados. Uma das principais novidades do game é a possibilidade de mergulhar com Aloy e explorar ambientes aquáticos.

Exploração em novo Horizon passará por florestas, cidades imersas em água e montanhas (Imagem: Divulgação/SIE)

10. Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC)

Enquanto uma data definitiva para o lançamento de Final Fantasy XVI não é anunciada, os olhos dos fãs estão atentos para Stranger of Paradise. O jogo derivado mistura os combates desafiadores de Dark Souls e Nioh com um tom de galhofa.

O título desenvolvido pela Team Ninja (Nioh e Ninja Gaiden) e publicado pela Square Enix está programado para março de 2022. Até três jogadores podem completar a campanha juntos em um modo multiplayer online.

9. Pokémon Legends: Arceus (Nintendo Switch)

Depois dos duvidosos Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, a franquia da Game Freak tem uma nova chance de honrar Sinnoh. Pokémon Legends: Arceus é o próximo grande jogo da desenvolvedora, que promete uma série de novidades para a franquia.

Entre elas, um mundo aberto, novos Pokémon, um sistema de batalha mais dinâmico, além de uma viagem para o passado da região que serve de lar da quarta geração de monstrinhos. A expectativa é que o spin-off atenda a pedidos antigos dos fãs, com a adição de ação à fórmula de RPG por turnos. O jogo será lançado em 28 de janeiro de 2022.

Mapa da Região de Hisui, a "Sinnoh do passado" (Imagem: Divulgação/Nintendo)

8. Gotham Knights (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC)

O Batman está morto e agora cabe aos seus pupilos enfrentarem uma nova ameaça do submundo do crime que tomou conta das ruas de Gotham City. Esse é o ponto de partida de Gotham Knights, RPG de ação de mundo aberto ambientado no mundo da DC Comics.

O título, desenvolvido pela Warner Bros. Games Montréal (de Batman: Arkham City e Batman: Arkham Origins), será lançado em algum momento de 2022. Será possível participar dos combates e da resolução de mistérios no papel de membros da Batfamília como Batgirl, Asa Noturna, Capuz Vermelho e Robin. Até quatro jogadores poderão jogar cooperativamente.

Esse é apenas um dos jogos baseados em heróis e vilões da DC para o próximo ano. A Rocksteady Studio trabalha em Suicide Squad: Kill the Justice League, o jogo do Esquadrão Suicida.

7. GhostWire: Tokyo (PS5)

Depois de Deathloop, a visão inventiva da Bethesda empresta novamente um título para o catálogo de exclusivos de PlayStation 5. GhostWire: Tokyo será lançado em algum momento de 2022, após ser adiado em 2021.

O projeto é encabeçado por Shinji Mikami, criador de Resident Evil e Dino Crisis, e o estúdio Tango Gameworks. O título apresenta uma Tóquio tomada por forças sobrenaturais devido ao plano de um ocultista. Diante do cenário, o jogador se une a uma entidade espectral em busca por vingança.

6. Hogwarts Legacy (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC)

Após anos de especulação, o novo jogo inspirado na franquia Harry Potter estreia no próximo ano. Hogwarts Legacy é um RPG de ação em um mundo aberto ambientado no mundo bruxo dos livros, séculos antes da história de Harry, em 1800.

A trama mostrará a vida de estudantes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e deixará o jogador criar um bruxo e escolher a casa que irá se juntar. J.K. Rowling não está diretamente envolvida na criação do jogo, mas a desenvolvedora Warner Games prometeu se manter fiel ao universo criado pela autora.

5. Avatar: Frontiers of Pandora (PS5, Xbox Series e PC)

A Disney uniu forças com a Ubisoft e a equipe da Massive Entertainment (Tom Clancy 's The Division 2) para criar Avatar: Frontiers of Pandora, um jogo de ação e aventura em primeira pessoa no universo do filme de James Cameron.

Frontiers of Pandora mostrará a Fronteira Ocidental, uma parte desconhecida de Pandora, colocando o jogador no papel de um Na’vi que precisa explorar um mundo interativo habitado por criaturas e forças RDA que o ameaçam.

4. God of War Ragnarök (PS4 e PS5)

O garoto não é mais tão garoto assim. Ragnarök é a aguardada sequência de God of War (2018). Mais uma vez, o jogo mostrará os desafios enfrentados por Kratos e o filho Atreus na mitologia nórdica.

A dupla agora viajará os Nove Reinos, na tentativa de evitar o fim do mundo. Durante a jornada, os jogadores devem se deparar com paisagens míticas e inimigos temíveis, entre deuses nórdicos e monstros.

O capítulo marca o fim da fase nórdica da franquia e deixará todo fã curioso para saber o que acontecerá a seguir. O novo God of War será lançado em 2022, sem data definida.

3. Starfield (Xbox Series e PC)

Starfield é o primeiro universo inédito criado pela Bethesda em 25 anos. As mentes por trás de The Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout 4 vão apresentar ao mundo, em 11 de novembro de 2022, uma aventura estelar. Neste RPG, o jogador deve criar um personagem e explorar o universo para desvendar o maior mistério da humanidade.

A Bethesda promete uma aventura épica e profunda. Starfield será o jogo com mais falas da história do estúdio. A informação foi dada por Todd Howard, diretor do jogo, durante o painel da Microsoft na Tokyo Game Show 2021. Segundo o desenvolvedor, o RPG terá mais de 150 mil linhas de diálogo.

2. Elden Ring (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC)

Desde o anúncio de Elden Ring na E3 2019, fãs da FromSoftware (Dark Souls, Sekiro e Demon's Souls) aguardam ansiosamente pelo lançamento da nova franquia do estúdio japonês. O momento finalmente chegou. A união entre Hidetaka Miyazaki, criador da fórmula soulslike, e George R. R. Martin estreia em 25 de fevereiro de 2022.

Elden Ring promete expandir a fórmula já sólida da FromSoftware em um mundo aberto, cheio de criaturas horripilantes e muito desafio com incrementos de mecânicas de RPG. O Canaltech testou o jogo e descobriu fatos importantes sobre a aventura.

1. Sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Nintendo Switch)

É até engraçado, mas um dos jogos mais antecipados de 2022 não tem um nome ou muitas informações reveladas. Em 2017, The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi um fenômeno que desafiou as fronteiras dos RPGs de mundo aberto.

O anúncio da sequência do jogo exclusivo de Nintendo Switch vem acompanhada de muita expectativa e dúvidas: será que a franquia do Link conseguirá superar o antecessor? A sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild tem lançamento previsto para 2022. O cenário da aventura foi expandido para incluir os céus sobre Hyrule.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.