Estoque de Xbox Series X|S deve continuar limitado em 2022

Estoque de Xbox Series X|S deve continuar limitado em 2022

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 04 de Outubro de 2021 às 10h46
Microsoft

Se você está com dificuldades para encontrar um console da nova geração à venda… sinto muito: nada deve mudar tão cedo. O chefe da divisão de Xbox, Phil Spencer, afirmou que o estoque de Xbox Series X e Xbox Series S será escasso até 2022.

Em entrevista ao site The Wrap, o executivo afirmou que as dificuldades para fabricação de mais unidades não se resumem apenas à escassez de chips, problema que afetou tanto a produção dos novos Xbox quanto a do PlayStation 5, além de celulares, notebooks, placas de vídeo, entre outros eletrônicos.

O chefe da divisão Xbox alerta: comprar um videogame novo ainda será uma tarefa difícil (Foto: Reprodução/Microsoft)

“Quando penso sobre o que significa obter as peças necessárias para construir um console hoje e, em seguida, levá-los aos mercados onde há demanda, vejo que existem vários obstáculos no caminho. E eu acredito que, lamentavelmente, isso vai permanecer conosco por meses e meses, até o final deste ano e até o próximo”, afirmou Spencer.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ele lamenta que a pior parte desse cenário seja o “desapontamento dos fãs”. “As pessoas realmente querem essa nova geração de consoles — eles são consoles bons, tanto os nossos quanto os de outras plataformas —, e eles querem as novas funcionalidades. Estamos trabalhando duro para levá-los ao mercado, mas será um desafio em que trabalharemos durante um bom tempo.”

Além da crise global de semicondutores, é preciso considerar a transição de tecnologias, a pandemia de covid-19, a alta demanda mundial e até mesmo os aproveitadores. Já é raro encontrar os consoles à venda no varejo, e é ainda mais raro encontrá-los pelos valores oficiais: apesar das quedas dos preços dos Xbox e do PS5, alguns vendedores não oficiais sobem consideravelmente os preços para tirar vantagem em cima dos jogadores. Até mesmo o ator Jason Kelley, que interpreta o protagonista Colt em Deathloop, precisou ganhar um PS5 da Sony para poder ver o resultado do seu trabalho no game.

Fonte: GamesIndustry, The Wrap

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.