Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça bons games para dois jogadores

Por| Editado por Bruna Penilhas | 31 de Dezembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

Conheça bons games para dois jogadores
Conheça bons games para dois jogadores

Embora as férias e festas de fim de ano sejam especiais para dividir o controle, não há momento certo para jogar com um amigo, um parente ou namorado. Entre as partidas de Street Fighter e FIFA, os títulos para “jogar de dois” seguem sobrevivendo, ainda que o mercado atual seja dominado por propostas de multiplayer online.

Estamos em um período em que um jogo como esse está entre os melhores lançamentos de 2021. Enquanto aguardamos um possível retorno do multiplayer de sofá, confira alguns games de diferentes gêneros, e fora da tradição dos party games, nos quais você pode jogar em dupla, seja passando o controle ou efetivamente competindo ou cooperando em tela dividida.

10. Streets of Rage 4

Continua após a publicidade

O estilo beat’em up, também conhecido no Brasil como “briga de rua”, é quase uma relíquia dos consoles do passado. Mas em 2020, a DotEmu fez questão de mostrar que o gênero vai muito bem, obrigado, ao trazer de volta uma experiência cheia de elementos nostálgicos e atualizações modernas que a tornaram contemporânea e, acima de tudo, incrível.

E como todo bom jogo do estilo, é claro que Streets of Rage 4 pode ser jogado “de dois”. Em todas as plataformas, os usuários podem se unir no papel de veteranos como Axel Stone e Blaze Fielding, junto com novatos como Sherry. Todos têm seus poderes especiais e estilos característicos, que podem ser combinados na luta contra criminosos e policiais corruptos em diferentes modos, que vão desde a campanha até opções baseadas em pontos ou tempo.

Streets of Rage 4 tem versões PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Continua após a publicidade

9. Cuphead

Ainda no estilo retrô, mas de forma completamente diferente, esta é uma das propostas mais encantadoras da geração passada. O visual das animações dos anos de 1950 nos apresenta a um elenco de personagens altamente carismáticos, na história em que Caneco e Xicrinho fazem uma aposta com o próprio Diabo e, ao perderem, precisam completar missões para que não precisem perder a alma.

Você não imagina, até jogar, o quanto essa tarefa é difícil, mesmo ao lado de um companheiro de controle. Cuphead esconde, por trás do estilo simpático e belíssimo, uma jogabilidade baseada em padrões que remete aos antigos jogos de nave e um sistema altamente desafiador. O jogador enfrenta uma série de chefes de fase, cada um com um comportamento e dinâmicas diferentes, em um título que vai relembrar a época em que não era nada fácil zerar um game.

Continua após a publicidade

Cuphead tem versões PC, Xbox One, Nintendo Switch e PlayStation 4.

8. Stardew Valley

A vida na fazenda fica mais fácil quando os trabalhos são divididos e é exatamente isso que dá para fazer em um dos títulos do gênero mais consagrados de todos os tempos. O RPG da Chucklefish tem modos online e também cooperativo de sofá, permitindo que duas pessoas compartilhem a tela e o mesmo punhado de terra ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Em casos assim, claro, Stardew Valley tem suas regras específicas envolvendo a economia e a simulação do mundo, como forma de tornar as tarefas e os benefícios mais justos para as duplas de usuários. Cada um deve ter sua casa, por exemplo, enquanto casamentos também são permitidos entre os dois usuários humanos, caso eles não queiram seguir para o romance com os NPCs.

Stardew Valley tem versões PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. Edições móveis, como as disponíveis no iOS, Android e Vita, não permitem o co-op de sofá.

7. It Takes Two

Continua após a publicidade

Um dos principais títulos de 2021, vencedor do TGA 2021, traz o inusitado em seu espírito. A obra da Hazelight Studios é capitaneada por Josef Fares, designer desbocado que muitos gamers conhecem muito bem. It Takes Two é um título obrigatoriamente cooperativo, que chegou com a proposta de ser jogado apenas entre pessoas que se conhecem, em uma ideia que se integra diretamente ao enredo.

Estamos no controle de um casal prestes a se divorciar, que acaba sendo transformado em bonecos de pano pelas lágrimas da filha, que não quer ver os pais separados. Nesta versão diminuta, eles aprenderão sobre amor e companheirismo enquanto trabalham juntos para retornarem à forma humana.

Um dos melhores jogos do ano, It Takes Two está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One, com versões otimizadas para PS5 e Xbox Series X|S. É possível jogar em dupla localmente ou online, e apenas um dos jogadores precisa ter uma cópia do game graças ao Passe de Amigo.

6. Horizon Chase

Continua após a publicidade

Aqui, também estamos falando de um dos melhores — neste caso, entre os jogos de corrida da geração passada. Cheio de influências de um passado recheado de Top Gear e Out Run, o game dos brasileiros da Aquiris mistura uma jogabilidade altamente precisa com gráficos belíssimos e uma trilha sonora que você vai querer ouvir mesmo quando não estiver jogando.

Horizon Chase remete ao passado dos jogos de corrida arcade e, como tal, também permite que até quatro jogadores compartilhem a tela e disputem entre si. O multiplayer local vale tanto para o jogo base quanto suas expansões, incluindo a maravilhosa Senna Sempre, que remonta a Super Monaco GP 2 e traz de forma virtual e lúdica os eventos principais da carreira do maior piloto brasileiro de todos os tempos.

Horizon Chase está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch, com versão otimizada também no PS5.

Continua após a publicidade

5. The Dark Pictures Anthology

Um jogo de terror em que as decisões importam e mesmo a morte de absolutamente todos os protagonistas é um final possível. Essa é a melhor definição para a franquia da Supermassive Games, que se encontra atualmente em seu terceiro título e vem aumentando a barra cada vez mais, trazendo histórias interessantes, um elenco com presença de famosos e, principalmente, muita tensão.

Os três jogos da franquia — Man of Medan, Little Hope e o recente House of Ashes — possuem opções co-op para até cinco jogadores. Cada um controla um personagem por vez, ou múltiplos no caso de grupos menores, e é responsável pelas decisões que afetam a todos começo ao final da história. O controle é passado de mão em mão, enquanto a tensão no ar pode ser cortada com uma faca.

Continua após a publicidade

Entre histórias de fantasma, alucinações, assassinos e monstros, The Dark Pictures Anthology tem versões PC, PlayStation 4 e Xbox One. O game mais recente também possui versões otimizadas para PS5 e Xbox Series X|S.

4. Pokémon Let’s Go, Pikachu e Eevee

Continua após a publicidade

A estreia de um modo cooperativo local na franquia da Nintendo aconteceu nesta dupla de lançamentos para Switch, que retorna às origens e apresenta uma jogabilidade mais simples, quase como uma introdução para a série. Em um console como este, no qual a experiência compartilhada está no coração, é claro que um recurso assim não poderia faltar.

O modo para dois jogadores está disponível tanto em Pokémon Let’s Go Pikachu quanto em Eevee. É possível ter dois treinadores ao mesmo tempo na tela e combater com dois monstrinhos ao mesmo tempo — algo que torna os combates um pouco desbalanceados, é verdade. As capturas também podem ser feitas em dupla, com ambos os usuários lançando Pokébolas e itens.

Pokémon Let’s Go é exclusivo do Nintendo Switch.

3. Crash Bandicoot 4: It’s About Time

Continua após a publicidade

O retorno do marsupial mais amado do mundo dos games também trouxe consigo uma característica que não estava disponível nem mesmo em suas versões clássicas. No novo game, dá para jogar com dois jogadores, sim, mas como fazíamos no passado distante e mesmo nos títulos que não davam esse suporte, apenas passando o controle para quem está do nosso lado.

Basicamente, em Crash Bandicoot 4, a jogatina é compartilhada. O recurso chamado de “Passe e Jogue”, em português, permite configurar de dois a quatro jogadores e também algumas condições, com o joystick indo para as mãos do próximo a cada checkpoint, morte ou ambos. Levando em conta a dificuldade de alguns momentos, isso é algo que vai acontecer um bocado.

Crash Bandicoot 4: It’s About Time tem versões PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PS5, Xbox Series X e Series S.

2. Super Mario Odyssey

Mais um game single-player que encontrou alternativas para se tornar cooperativo, o grande título do encanador para o Switch coloca o segundo jogador no controle de Cappy. Comandando o boné do protagonista, dá para atacar inimigos, controlar a câmera e coletar itens.

Mario, claro, continua sendo o personagem principal e essa é sua odisseia, o que também significa que o segundo jogador terá que observar enquanto o primeiro realiza as principais tarefas. Por outro lado, a ideia é que o parceiro entre e saia da partida sempre que quiser, realizando as tarefas que, originalmente, seriam feitas por um só.

Super Mario Odyssey é um jogo exclusivo para o Nintendo Switch.

1. Sackboy: A Big Adventure

O mais recente título do postulante a mascote de PlayStation foi além e, ao lado de uma experiência central que pode ser totalmente jogada de modo cooperativo, inclui também fases que só podem ser jogadas por duas pessoas. Aos colecionistas, a Sumo Digital também criou troféus que abraçam diretamente essa jogatina compartilhada, dando um ar ainda mais criativo para um game que já carrega esse elemento na alma.

Deixando o estilo aberto da franquia LittleBigPlanet e focando em uma jogabilidade mais linear, Sackboy: A Big Adventure tem enredo e uma progressão sequencial. O game de plataforma mistura visões 2.5D e 3D, com objetivos principais e secundários, além de sistemas de customização de personagens que permitem que cada jogador dê a própria cara aos bonecos de pano.

Sackboy: A Big Adventure está disponível para PS4 e PS5.