Como adicionar ou remover amigos no PS5

Como adicionar ou remover amigos no PS5

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 08 de Outubro de 2021 às 15h00
Divulgação/Sony

A Sony não trouxe apenas um novo design para o PlayStation 5, como também reformulou a interface do sistema operacional do console. É uma experiência familiar para quem já tinha um PS4, mas que pode gerar confusão, já que algumas seções foram trocadas de lugar.

Uma das mudanças é na lista de amizades, que permite adicionar outros jogadores à sua conta da PlayStation Network (PSN), porém está um pouco diferente no novo console da Sony. A seguir, aprenda a como adicionar ou remover amigos no PS5.

Como adicionar amigos no PS5

Passo 1: na tela inicial do console, pressione o botão PS no controle DualSense.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O botão "PS" fica bem no centro do controle DualSense do PlayStation 5 (Imagem: Divulgação/Sony)

Passo 2: você verá um menu na parte inferior da tela. Navegue até o ícone de dois bonequinhos para abrir a guia “Game Base”.

É nesta seção que fica sua lista de amigos, convites de amizade e party, além das mensagens recebidas e enviadas (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: mude para a aba "Amigos" e depois selecione “Exibir todos os amigos”.

Selecione esta opção para acessar sua lista completa de amigos adicionados na sua conta da PSN (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: na página adiante, selecione “Pesquisar”. Digite o nome de usuário da pessoa que você deseja adicionar e entre no perfil dela.

Para encontrar novos jogadores, é só pesquisar pelo nome de usuário da PSN (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: no perfil do outro jogador, selecione “Adicionar amigo”.

O pedido de amizade será enviado ao outro jogador. A partir daí, aguarde até que ele te aceite na PSN (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Pronto! Agora é só aguardar até que o jogador aceite o seu pedido de amizade para vocês jogarem juntos no PS5.

Como aceitar novos pedidos de amizade no PS5

Passo 1: na tela inicial do console, pressione o botão PS no controle DualSense.

Novamente, pressione o botão "PS" no DualSense para abrir um menu de opções no PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: você verá um menu na parte inferior da tela. Navegue até o ícone de dois bonequinhos para abrir a guia “Game Base”.

Para ver quem te adicionou como amigo, abra a lista de jogadores da PSN (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: mude para a aba "Amigos" e depois selecione “Exibir todos os amigos”.

Acesse sua lista completa de amigos na PSN para visualizar novos convites de amizade (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: na tela seguinte, vá na opção “Pedidos de amizade”.

Pedidos de amizade recebidos ficarão agrupados nesta aba (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: todas as solicitações de amizade enviadas ficarão agrupadas nesta seção. A partir daí, você decide quais pedidos aceitar.

Cada pedido pode ser aceito individualmente. Assim, você seleciona quais jogadores entrarão para sua lista de amigos na PSN (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Como adicionar amigos no PlayStation App

Passo 1: abra o aplicativo PlayStation App, disponível para Android e iOS.

Passo 2: na tela inicial, toque no ícone de lupa, no canto inferior direito da tela.

Pelo app do PlayStation, você também pode adicionar novos jogadores à sua lista de amigos. Utilize o campo de busca para encontrar pessoas (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: mude para a aba "Jogadores". Pesquise pelo nome de usuário do jogador e depois toque no perfil dele.

Digite o nome de usuário do jogador. Se ele usa um nome público, também pode ser que apareça nos resultados de busca (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: no perfil do outro jogador, toque em “Adicionar”, logo abaixo da foto de perfil do usuário.

No perfil do jogador, selecione a opção para adicioná-lo à sua lista da PSN (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: confirme em “Enviar pedido”. Você ainda pode marcar a opção “Compartilhar sua foto e nome verdadeiro”, caso você tenha habilitado essa opção nas configurações da sua conta.

Isso é opcional, mas se você e/ou o outro jogador exibirem seus nomes verdadeiros na PSN, você também pode enviar uma solicitação para que ambos compartilhem essa informação (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Como aceitar amigos no PlayStation App

Passo 1: na tela inicial do PlayStation App, toque no ícone com dois bonequinhos, no canto superior direito, para abrir sua lista de amigos na PSN.

Para aceitar novos amigos na PSN, o processo também é simples (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: toque em “Pedidos".

Os pedidos de amizade ficam concentrados em uma aba específica, dentro da lista de amigos (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: encontre o jogador que deseja aceitar como amigo e toque em “Aceitar".

Cada pedido pode ser aceito individualmente. Note que, nesta seção, você também pode recusar solicitações de amizade de outros jogadores (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Como remover amigos no PS5

Passo 1: na tela inicial do console, pressione o botão PS no controle DualSense.

Aperte o botão "PS" no DualSense para acessar um menu de opções no PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: você verá um menu na parte inferior da tela. Navegue até o ícone de dois bonequinhos para abrir a guia “Game Base”.

Selecione a opção de "Game Base" para abrir sua lista de amigos (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: mude para a aba "Amigos" e depois selecione “Exibir todos os amigos”.

Agora vá até a lista de amigos para encontrar a pessoa que você não quer mais ter como amiga na PSN (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: encontre a pessoa que você deseja remover e entre no perfil dela. Depois, selecione o ícone de três pontinhos, à direita da tela, e vá na opção “Remover dos amigos”.

Este processo vai excluir a pessoa da sua lista de amigos, mas você pode adicioná-la novamente quando quiser caso não a tenha bloqueado ou vice-versa (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Como remover amigos no PlayStation App

Passo 1: na tela inicial do PlayStation App, toque no ícone com dois bonequinhos, no canto superior direito, para abrir sua lista de amigos na PSN.

Pelo app do PlayStation, você também pode remover amigos já adicionados. É bem simples (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: encontre o jogador que deseja remover e abra o perfil dele.

Localize o jogado que você quer remover da sua lista de amigos da PSN e entre no perfil dele (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: no perfil do outro jogador, toque em “Amigos”, abaixo da foto de perfil.

O processo é semelhante ao de adicionar um novo amigo na PSN, mas os próximos passos confirmam a exclusão do jogador (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: selecione “Remover dos amigos”.

O processo não é definitivo, o que significa que você pode voltar a adicionar aquele jogador quando quiser. Desde que ele não esteja bloqueado, ou vice-versa (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: confirme novamente em “Remover".

Para confirmar a exclusão, toque no botão de "Remover" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Viu como é fácil? Isso pode ser útil quando você não joga mais com um determinado jogador e quer manter na sua lista da PSN apenas pessoas que você mantém contato.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.