Como usar o controle DualSense do PS5 em um PC ou Mac

Como usar o controle DualSense do PS5 em um PC ou Mac

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 28 de Setembro de 2021 às 08h57
Kamil S/Unsplash

O DualSense é o novo controle da Sony que foi lançado junto com o PlayStation 5. O acessório ganhou um design mais ergonômico, um novo botão de compartilhamento e gatilhos para deixar o gameplay mais real e preciso.

Assim com aconteceu com o DualShock 4 do PS4, a Sony permite que o DualSense do PS5 seja usado em computadores com sistema operacional Windows ou macOS. Quer aprender a fazer isso? Siga os passos abaixo.

Sobre o uso do DualSense do PS5 no PC ou Mac

Em ambas as plataformas, a conexão do DualSense é bastante simples, podendo ser via cabo ou Bluetooth. No caso de conexão sem fio, o seu dispositivo precisa ter uma placa-mãe com Bluetooth integrado. Ou então, você pode usar um adaptador Bluetooth que é vendido separadamente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nos computadores e Macs, os sistemas compatíveis com o DualSense são, respectivamente, o Windows 10 e o macOS Big Sur 11.3, ou versões superiores a estas. O controle pode ser emparelhado com apenas um dispositivo por vez, o que significa que, se precisar trocar de aparelho, você deverá refazer todo o processo de sincronização.

O DualSense pode ser usado para jogos transmitidos a partir de um PS5 ou PS4 para PC ou Mac usando o aplicativo Remote Play. Games compatíveis com controles MFi também são suportados pelo acessório da Sony.

Por fim, vale citar algumas limitações ao usar o DualSense do PS5 em um PC ou Mac. Duas das melhores novidades do controle — feedback háptico e gatilhos adaptáveis — não são ativados em dispositivos que não sejam o PlayStation 5. Você ainda pode ter de configurar alguns botões do acessório para cada jogo individualmente.

Como usar o controle DualSense do PS5 em um PC ou Mac via cabo

Passo 1: tenha em mãos o DualSense do PS5 e um cabo USB-C para USB-A. Se o controle veio com o console, você pode usar o fio que acompanha o produto. O controle vendido sozinho não inclui o cabo na embalagem.

Passo 2: conecte a entrada USB-A no seu computador ou notebook. A ponta com USB-C vai conectada no DualSense.

O conector do controle do PS5 é USB-C, mas a conexão com outro dispositivos é por meio de uma ponta USB-A (Imagem: Krzysztof Hepner/Unsplash)

Passo 3: ligue o controle apertando o botão "PS".

O botão "PS" é esse que fica bem ao centro do DualSense, entre os dois direcionais analógicos e abaixo dos alto-falantes embutidos (Imagem: Divulgação/Sony)

Passo 4: o sistema (Windows ou Mac) levará não mais que alguns segundos para reconhecer o DualSense e pronto, você poderá usá-lo para jogar.

Como usar o controle DualSense do PS5 em um PC ou Mac via Bluetooth

No PC

Passo 1: abra o menu “Bluetooth e outras configurações de dispositivos”. Você pode acessar rapidamente essa seção ao pesquisar por “bluetooth" na barra de tarefas.

Primeiro, vamos entrar nas configurações de dispositivos Bluetooth do Windows (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: clique em “Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo”.

É por aqui que adicionamos dispositivos Bluetooth no Windows, sejam eles controles de videogame, mouses, teclados e outros periféricos (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: selecione “Bluetooth”.

Clique em "Bluetooth", uma vez que estamos usando o método sem fio para conectar o DualSense ao computador (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: pegue o controle DualSense. Com o acessório desligado, pressione e segure os botões Criar (antigo botão Share) e PS ao mesmo tempo até que a barra de luz em volta do touchpad comecei piscar. Isso vai colocar o joystick no modo de pareamento.

Você deve pressionar e segurar esses dois botões da imagem ao mesmo tempo por cerca de três segundos até que as luzes interenas comecem a piscar (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: de volta ao PC, clique em "Controlador sem fio/Wireless Controller”, quando este aparecer na lista de dispositivos Bluetooth disponíveis para conexão.

Poucos segundos depois, o controle Bluetooth será reconhecido no PC (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: o controle estará pronto para ser usado. Clique em "Concluído".

Conclua o procedimento e comece a jogar seus games no computador usando o DualSense (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

No Mac

Passo 1: com o DualSense em mãos, certifique-se que ele está desligado. Se estiver ligado, mantenha o botão PS pressionado até ele desligar. Se um USB estiver conectado ao controle, desconecte-o.

Passo 2: pressione e segure os botões Criar (antigo botão Share) e PS ao mesmo tempo até que a barra de luz em volta do touchpad comecei piscar. Isso vai colocar o joystick no modo de pareamento.

Assim como no Windows, no Mac é a mesma coisa: aperte e segure esses dois botões por cerca de três segundos até que as luzes comecem a piscar (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: no Mac, ative o Bluetooth e selecione o controle na lista de dispositivos recém-encontrados. Clique em "Conectar".

Quase que no mesmo instante, o Bluetooth do Mac reconhecerá o DualSense (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: aguarde até que o emparelhamento do controle com o seu Mac seja concluído. Você saberá que terminou quando a barra de luz parar de piscar e o indicador de jogador acender.

Ao ser adicionado no Mac, ele aparecerá na lista de dispositivos Bluetooth reconhecidos pelo dispositivo (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Pronto! Agora é só aproveitar o DualSense no seu computador e compartilhar suas melhores partidas nas redes sociais ou plataformas de streaming.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.