Como usar o gerenciamento de contas no PS5

Como usar o gerenciamento de contas no PS5

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Outubro de 2021 às 16h00
Dennis Cortés/Unsplash

Hoje em dia é difícil encontrar um dispositivo eletrônico que não ofereça recursos de gerenciamento de contas e controle parental. E no PlayStation 5 as coisas não são diferentes: o console da Sony permite criar perfis para cada membro da família e definir opções de segurança, principalmente se houver crianças e adolescentes que usam o videogame.

A seguir, ensinamos como você pode usar o controle de pais e gerenciamento de contas no PS5 para proteger seus dados e restringir o acesso a determinados jogos, aplicativos e funções.

Sobre o gerenciamento de contas no PS5

O controle parental do PlayStation 5 tem exatamente o mesmo conceito de outras ferramentas de gerenciamento de contas. Ou seja, você define tudo o que outras pessoas poderão utilizar no dispositivo, incluindo liberar ou bloquear permissões de utilitários que estejam no console.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por este motivo, o tutorial abaixo leva em consideração que você já tenha uma conta padrão cadastrada na PlayStation Network (PSN). Essa conta será usada como o perfil principal usado para gerenciar os demais e que somente você ou os outros responsáveis terão acesso.

Além disso, a adição de contas sob o controle parental não pode ser feita diretamente pelo PS5, uma vez que o procedimento está restrito ao site da Sony na internet (via computador ou celular). No entanto, após uma ou mais contas serem adicionadas, o gerenciamento pode ser feito tanto no PC e smartphone quano no próprio PlayStation 5.

Como usar o gerenciamento de contas no PS5

Ativando o recurso para adicionar novas contas no PS5

Passo 1: ligue o PS5. Na tela inicial, abra “Configurações”, que fica no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela.

As opções de controle parental do PS5 estão nas configurações do console. Vamos acessá-las (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: selecione a opção “Família e controles parentais”.

Guarde esta opção, pois vamos precisar dela em alguns passos deste tutorial (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: escolha “Gerenciamento da família”.

Clique nesta opção para iniciar o gerenciamento de múltiplas contas no PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: por medida de segurança, coloque a senha da conta que será usada como o perfil principal para gerenciar as demais contas. Você também pode fazer essa autenticação pelo PlayStation App.

Você tem a opção de inserir manualmente sua senha da PSN ou fazer a autenticação pelo PlayStation App (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: acesse o site playstation.com/acct/family ou aponte a câmera do seu celular para ler o QR Code na tela.

Até setembro de 2021, ainda não é possível realizar os passos a seguir direto pelo PS5. Tenha um celular ou PC por perto para dar continuidade (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: no site, que deve ser acessado pelo PC ou smartphone, coloque seu e-mail de acesso na PSN e clique em “Continuar".

Faça login com suas credenciais da PSN no site da Sony (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: agora informe sua senha e clique em “Iniciar Sessão”.

Coloque sua senha e prossiga para a próxima tela (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 8: quando a página carregar, clique em “Configurar agora”.

Para cada nova adição de conta ao controle parental, você precisará clicar nessa opção na tela inicial (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 9: você terá opções para adicionar um adulto ou uma criança. Para adultos, basta informar apenas o e-mail, mas como estamos falando de crianças neste tutorial, clique na opção “Adicionar uma criança”.

Para adicionar novos adultos, a única exigência é o e-mail da pessoa. Para crianças e adolescentes, o processo é um pouco mais demorado (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 10: insira a data de nascimento da criança e depois clique em “Seguinte”.

Você pode colocar a data que quiser, mas se a pessoa já for maior de idade, uma mensagem de erro será exibida. Certifique-se de informar a data de nascimento correta da criança ou adolescente (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 11: coloque um endereço de e-mail (não pode ser o mesmo que você usa na conta principal) e crie uma senha. Depois, clique em “Seguinte”.

Coloque o e-mail da criança ou adolescente e crie uma senha para que o usuário consiga acessar a PSN no PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 12: a partir de agora, o site mostrará algumas mensagens importantes sobre perfis adicionados em contas parentais. A primeira é sobre o que você, como dono da conta principal, poderá autorizar nas contas das crianças.

Clique em “Seguinte”.

O site mostrará diversos avisos sobre como funciona o controle parental e gerenciamento de contas no PS5. É só ler com calma e avançar (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 13: a próxima mensagem informa que a criança poderá "selecionar diferentes níveis de experiências personalizadas no PlayStation". Não é nada relacionado ao controle parental, mas sim ao que ela conseguirá mudar nas configurações do console.

Clique em “Confirmar”.

Para crianças, também será mostrada essa mensagem, mas não é nada que permita alterações por parte da criança (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 14: agora sim você poderá definir com mais cautela o que poderá ser visualizado, utilizado e modificado pela criança no PS5. Há opções de definição de faixa etária de jogos e filmes, uso do headset PS VR e acesso ao navegador de internet.

Após modificar o que deseja, clique novamente em “Confirmar”.

Agora sim, é a partir daqui que você poderá fazer algumas definições do que estará disponível para a criança ou adolescente enquanto ela estiver usando o PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 15: na tela seguinte, outra configuração do controle parental é sobre compras e comunicação com outros jogadores. Você pode definir se a criança terá algum gasto mensal para jogos e DLCs ou se ela poderá conversar online com pessoa enquanto joga videogame.

Escolha suas preferências e clique em “Confirmar”.

Também defina se haverá um valor mensal para gastos e se a criança poderá se comunicar com outros jogadores em games online (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 16: defina o fuso horário da conta da criança e clique em “Confirmar”.

Marque um fuso horário. No Brasil, há algumas opções de cidades, e a maioria delas usa o sufixo "UTC-03:00" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 17: mais uma tela de configurações, agora para estipular um tempo para que aquela conta jogue no PS5. Marque suas preferências e clique em “Confirmar”.

Se preferir, você ainda pode restringir o tempo que a criança poderá usar o PS5. Se o tempo se encerrar e ela ainda estiver no console, o aparelho é bloqueado até a próxima utilização (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 18: finalize clicando em “Concordar e adicionar à família”.

Concorde com os termos finais para encerrar o procedimento (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 19: você verá uma mensagem informando sobre a criação da conta da criança. Uma mensagem também será enviado para o seu e-mail principal. Clique em "OK".

Finalize clicando em "OK". Você receberá um e-mail informando sobre a adição da nova conta (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Pronto! Você adicionou uma conta ao controle de pais do PS5. Para cada nova conta que você queira colocar sob sua responsabilidade, é só acessar o site playstation.com/acct/family, clicar em “Adicionar membro da família” e seguir os passos citados anteriormente.

Toda vez que você quiser colocar uma nova conta no gerenciamento do PS5, basta repetir todos os passos acima (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Configurando o controle parental no PS5 (para contas já adicionadas)

Passo 1: com o PS5 ligado, vá no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela, para abrir “Configurações”.

Este método vale apenas para contas já adicionadas no controle parental do PS5. Abra as configurações do console (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: escolha “Família e controles parentais”.

Abra novamente a opção para gerenciar famílias no PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: selecione “Restrições do console PS5”.

Todas as contas previamente adicionadas podem ser acessadas por essa opção (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: se esta for a primeira vez que você acessa o controle parental no PS5, digite o código “0000" (sem aspas).

Por padrão, o PS5 tem um código de segurança para impedir que as crianças alterem as configurações parentais do PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: vá em “Alterar seu código de acesso de restrição do console” e crie uma nova senha de quatro números. É só por meio desse código que será possível alterar opções de acesso a jogos, aplicativos e outras funções do console.

Crie uma nova senha de quatro números para bloquear o acesso a esta página no PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: volte para “Família e controles parentais” e vá em “Gerenciamento da família”.

Volte mais uma vez para a opção "Gerenciamento da família" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: selecione em um perfil que você deseja editar as restrições.

Cada membro familiar adicionado ao gerenciamento de contas ficará visível nesta tela. Selecione algum deles para alterar as restrições de conteúdo (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 8: cada perfil pode ser personalizado de maneira individual, o que significa que você pode aplicar restrições a todos os perfis ou definir configurações específicas para cada conta.

Note que é a mesma tela vista anteriormente na sua conta da PSN no computador/celular. Só que, como a conta já foi adicionada, agora você pode modificar suas restrições no PS5 (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Viu só como é fácil? Agora você não precisa mais se preocupar com crianças ou adolescentes jogando games com temática adulta, nem familiares ou pessoas desconhecidas bisbilhotando o que não devem no seu PS5.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.