SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Alan Wake 2 não irá rodar em placas GTX 10 e RX 5000

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Outubro de 2023 às 16h05

Link copiado!

Divulgação/Remedy
Divulgação/Remedy

Após divulgar os requisitos mínimos de Alan Wake 2, a Remedy explicou que jogo exige suporte à tecnologia Mesh Shader para rodar. Isso faz com que ele, teoricamente, seja compatível apenas com arquiteturas RDNA, Arc e Turing, deixando as populares GPUs das séries GTX 1000 e RX 5000 fora da lista de compatibilidade.

A tecnologia de mesh shaders amplia a complexidade da renderização de polígonos ao trabalhar com triângulos interligados em malha para criar as formas geométricas. Apesar de estar disponível desde o DirectX 12 Ultimate, este é o primeiro jogo a exigir a tecnologia para rodar.

Continua após a publicidade

Talvez não rode sem

Uma das desenvolvedoras de Alan Wake comentou em seu perfil do X (Twitter), em thread que já foi removida, que o sistema de renderização utilizando os tradicionais shaders em vértice (vertex shader) foi implementado. No entanto, devido à complexidade geométrica adotada em Alan Wake 2, a tecnologia antiga gerava uma série de bugs, e a Remedy apenas desistiu de utilizá-la.

Diferente do Ray Tracing, desativado em GPUs incompatíveis, a técnica de renderização dos polígonos é algo mais difícil de alterar nas configurações do jogo, por impactar na complexidade das estruturas geradas. Como o código continua presente, teoricamente seria possível implementar mods que forcem o jogo a utilizá-la no lugar dos shaders em malha, mas nada garante que o resultado será de qualidade, ou sequer se irá funcionar.

Continua após a publicidade

Por já utilizarem arquitetura Turing, as GeForce GTX 1600 são compatíveis com mesh shader, mas acabam ficando fora da lista por outras questões. As RTX 2060 de 6GB são o corte para jogar Allan Wake 2 em Full HD, 30 FPS, com gráficos no mínimo e DLSS no modo qualidade; a aceleração via IA depende de núcleos Tensor, disponíveis a partir das placas RTX20.

Com isso, nada impede que jogadores se arrisquem com GPUs mais simples, ou mesmo que a comunidade tente implementar mods para ampliar a compatibilidade do jogo. Contudo, o resultado pode comprometer bastante a jogabilidade de um título que tem nos elementos visuais e ambientação componentes essenciais para a experiência.